VICE-MINISTRO DOS RECURSOS MINERAIS E ENERGIA  VISITA NOVOS CONSUMIDORES DE GÁS NATURAL CANALIZADO EM MAPUTO

Maputo, 10 de Março de 2023 – O Vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, António Saíde, visitou hoje, os novos consumidores de gás natural canalizado na cidade de Maputo, para aferir os seus níveis de satisfação em relação ao uso desta fonte de energia.

A instalação das 200 novas ligações começou no ano passado, tendo terminado recentemente, com um financiamento de 29 milhões de meticais, desembolsados pela ENH-Kogas. Das 200 novas ligações de gás natural canalizado, 94 foram implementadas no bairro 25 de Junho, 51 no bairro da Munhuana e 55 no bairro da Coop.

O Vice-Ministro escalou os três bairros e visitou as residências de alguns consumidores para ouvir in loco as suas opiniões sobre as suas experiências no uso de gás natural canalizado.

O Vice-Ministro apreciou positivamente a visita, anotando que os consumidores estão satisfeitos com a disponibilidade imediata do gás natural canalizado. “A nossa apreciação da visita é bastante positiva, porque os diferentes consumidores que tivemos ocasião de falar, disseram que uma grande vantagem… é que não precisam deslocar-se de casa com as botijas para irem procurar o gás, porque as vezes pode acabar as 22 horas e nessa altura já não ser possível ter uma botija de gás para repor”, disse o Vice-Ministro

Por outro lado, as famílias visitadas apontaram o preço do gás natural canalizado como uma mais valia, uma vez que as suas facturas mensais são, amiúde, mais baixas, comparativamente a outras fontes de energia. Por exemplo, alguns consumidores disseram que chegam a pagar, por mês, 300 – 400 meticais com o uso de gás natural canalizado.

As ligações de gás natural canalizado para consumidores domésticos começaram no bairro do Aeroporto, através de uma experiência pioneira que abrangeu 51 canalizações, concluídas em 2020, com o financiamento do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, num valor de cerca de 17 milhões de meticais.

Em 2021, a ENH-Kogas expandiu as ligações de gás no bairro do Aeroporto para mais 50, totalizando 101 no mesmo bairro. Ao todo, a cidade de Maputo, conta actualmente com um universo de 301 consumidores domésticos de gás natural canalizado.

Falando a jornalistas momentos após a visita, o Vice-Ministro anunciou que está em vista a expansão das ligações para mais bairros da cidade de Maputo. “Temos como perspectiva para este ano, 2023, avançar para outros locais. Os bairros Jorge Dimitrov, Costa do Sol e Zimpeto fazem parte dos novos locais em que vamos avançar, e pensamos que vai andar por volta de 200 novas ligações. E também contamos continuar com as intervenções no norte de Inhambane, com a realização de cerca de 450 novas ligações”, repisou.

Entretanto, e reconhecendo o nível de satisfação dos consumidores em relação ao acesso do gás natural canalizado, António Saíde assinalou que esta é uma abordagem progressiva de expansão, tendo em conta a disponibilidade financeira. “Estamos a crescer gradualmente e acreditamos que é uma abordagem que veio para ficar e vamos continuar a trabalhar no sentido de encontrar formas de mobilizar financiamento. A nossa Empresa Nacional de Hidrocarbonetos está também a pôr financiamento do seu próprio bolso, das suas finanças, para garantir que (o gás natural canalizado) chegue a cada vez mais pessoas”, anotou.