Arranca esta quinta-feira, na cidade de Maputo, a 10.ª edição da Conferência e Exposição de Mineração e Energia de Moçambique (MMEC) 2024, sob o lema “Parcerias para a Prosperidade: Desbloquear os Recursos de Moçambique para promover o crescimento da Economia Nacional e Regional”.
O Administrador do Pelouro de Pesquisa e Produção da ENH, Rudêncio Morais, garantiu esta quarta-feira que todas as condições estão criadas para o início deste que é o mais antigo e um dos maiores eventos da indústria de energia e mineração de Moçambique, destacando a chegada ao país dos delegados, oradores e expositores.
Dos 500 participantes previstos, Morais falou da confirmação, até segunda-feira, de pelo menos 320, entres eles ministros, vice-ministros e secretários de ministérios das áreas de energia e mineração de países como Botswana, Lesotho, Malawi, Eswatini, África do Sul, Madagáscar, além de secretários-gerais da Organização Africana dos Produtores de Petróleo e do Fórum dos Países Exportadores de Gás.
“A décima edição da MMEC terá algumas novidades, nomeadamente a participação de um número elevado de ministros da região, a atribuição de prémios a empresas, profissionais e individualidades que se destacaram pelo seu papel na indústria”, anunciou.
A MMEC 2024, que termina na sexta-feira, terá vários painéis que vão discutir assuntos diversos e actuais ligados às áreas da mineração e energia, sendo que a ENH vai integrar três dessas sessões.
O primeiro painel, sobre Gás Natural Liquefeito (GNL), vai debater o estado actual dos projectos e o cenário de investimento em gás natural em Moçambique. O segundo é sobre as perspectivas de exploração de petróleo e gás a montante e qual pode ser o posicionamento estratégico do país para tirar maior vantagem dos desenvolvimentos globais, enquanto o último abordará o financiamento de projectos. Essencialmente, a ENH vai falar do estágio dos projectos em curso no país, dos desafios e apresentar as oportunidades de investimentos.
Organizada pela AME Trade em parceria com a ENH, com o apoio do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), a MMEC comporta exposições e debates, sendo por isso uma plataforma importante para a interacção entre os actores da indústria de energia e mineração, autoridades governamentais, entre outras partes interessadas, para reflectirem sobre as estratégias, planos e visão para o sector.
As reflexões que serão feitas na 10.ª edição terão como foco as parcerias que podem ser estabelecidas para alavancar o crescimento nacional e da região.