Segundo a informação tornada pública na 58ª edição da FACIM, pelo representante do Programa Linkar, uma iniciativa do Governo Moçambicano e implementada pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), está para breve a certificação de mais de 50 Pequenas e Médias Empresas (PMEs), uma accção considerada significativa no apoio ao empresariado nacional para a sua participação na indústria petrolífera.
Fernando Manhiça, técnico da ENH, compartilhou essas informações durante um seminário realizado na FACIM, com o tema “Contribuição da Indústria de Gás Natural para o Desenvolvimento do Conteúdo Local em Moçambique”. Manhiça destacou que o Programa já está a colaborar com 52 empresas nacionais, oriundas das províncias de Cabo Delgado, Sofala, Inhambane, Maputo Província e Cidade, e que essas empresas já passaram por auditorias internas e estão avançadas no processo de certificação.
O Programa Linkar visa oferecer capacitação, assistência técnica e apoio institucional ao empresariado moçambicano, em particular às PMEs, para a sua certificação e padronização dos seus processos, bem como para as facilitar na identificação de oportunidades de ligações empresariais e na celebração de contratos para a prestação de serviços à indústria.
Segundo Fernando Manhiça, as certificações estão previstas para serem concluídas ainda este ano. Para garantir o sucesso desse processo, a ENH está a colaborar com o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), com o Programa de Ligações Económicas para Diversificação (PLED) e o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ). Vale ressaltar que o Programa LINKAR conta com um apoio financeiro do Banco Africano de Desenvolvimento, através de fundos fiduciários da Affirmative Finance Action for Women in Africa e Fund for African Private Sector Assistance (AFAWA e FAPA).
Além disso, em Agosto último, o Programa firmou um Memorando de Entendimento com o Millennium Bim, com o objectivo de proporcionar acesso à assistência financeira em produtos bancários preferenciais às PMEs.