
A cidade de Maputo acolhe nos dias 7 e 8 de Maio do corrente ano a 11.ª edição da Conferência e Exposição de Mineração e Energia de Moçambique (MMEC, na sigla em inglês), sob o lema “Investir numa nova era: Transformar os recursos naturais de Moçambique para estimular a industrialização e a integração regional”.
Trata-se do mais antigo evento das indústrias mineira e energética do país e uma plataforma perfeita para colaboração e negócios entre actores locais, regionais e internacionais, além de ser um espaço privilegiado para networking e discussões sobre planos, visão e estratégias para estes sectores vitais da economia.
A edição deste ano da MMEC vai focar-se na industrialização e integração regional. Assim, vai analisar o progresso da implementação do roteiro e a forma como os países da região podem continuar a explorar os seus recursos naturais para promover uma maior integração e industrialização, na sequência da aprovação, em 2015, da Estratégia e Roteiro de Industrialização da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) 2015-2063, para impulsionar a agenda de industrialização da região.
Outras matérias que estarão em discussão incluem optimização do investimento em toda a cadeia de valor da mineração, desde a pesquisa até à transformação; expansão do acesso à energia sustentável; parcerias inovadoras para aumentar o financiamento para a mineração e a energia, desenvolver parques industriais e corredores de infra-estruturas e alavancar o conteúdo local sustentável para a produção, emprego, propriedade e optimização da cadeia de valor no país.
Também serão partilhadas no evento, por especialistas locais e internacionais, ideias sobre estratégias para aumentar as exportações de gás natural de Moçambique, expandir os mercados internos e desenvolver uma economia regional de gás.
Através de vários quadros, a ENH vai integrar diversos painéis, como “Conduzir o GNL de Moçambique para novas fronteiras: Crescimento da exportação de gás natural, mercados internos expandidos e uma economia do gás regional”; “Ponto crítico da exploração a montante: Atrair o investimento global e expandir o sector de exploração e produção de Moçambique”.
A empresa participará igualmente no painel que vai discutir as perspectivas de desenvolvimento industrial de Moçambique, investindo no fabrico e comercialização nos mercados locais e regionais; e sobre a criação de valor inclusivo, aproveitando conteúdos locais sustentáveis para a produção nacional, o emprego, a propriedade e a optimização da cadeia de valor em Moçambique.
A MMEC é organizada pela AME Trade em parceria com a ENH, com o apoio do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME). A última edição contou com a participação de mais de 600 delegados de 25 países, o que mais uma vez confirmou que se trata de um evento onde convergem decisores-chave nos sectores mineiro e energético.
Para a 11.ª edição, espera-se igualmente a participação de mais de 600 participantes, os quais poderão esperar expandir as suas redes de negócios, obter insights detalhados sobre as oportunidades comerciais locais actuais e emergentes e formar novas parcerias comerciais e de investimento.