O Conselho de Ministros, reunido na passada terça-feira, 28 de Janeiro de 2020, na sua 2º sessão ordinária, determinou a cessação de funções de Omar Mithá como Presidente do Conselho de Administração da ENH e em sua substituição, nomeou Estêvão Tomás Rafael Pale.
Estêvão Tomás Rafael Pale, cidadão moçambicano, 65 anos, casado e dois filhos, possui Mestrado em Economia Financeira pela Universidade de Londres, Mestrado em Engenharia de Minas pela Camborne School of Mines e Bacharelado em Economia. Economia pela Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique.
O Estevão Pale possui mais de 35 anos de experiência em geologia e mineração e dez anos de experiência no sector de petróleo e gás. Ele dirigiu com sucesso várias organizações, com referência especial ao facto de ser o Director Nacional de Minas no Ministério de Recursos Minerais e Energia por cerca de dez anos, onde, entre muitos desafios, ele foi responsável por conceber e implementar o projeto de apoio ao desenvolvimento da área geológica e o sector de mineração, financiado pelo Banco Mundial, que facilitou a revisão da estrutura legal e atraiu mais investimentos para o sector.
O Estevão Pale esteve como Director Executivo da CMH – Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos, SA, desde 2005. A CMH detém 25% de ações da Joint-Venture Pande & Temane, e a Sasol Petroleum Temane detém 70% e a IFC – A Corporação Financeira Internacional, membro do Grupo Banco Mundial, detém 5%. Como PCA da CMH, Estevão Pale foi fundamental para fornecer resultados cada vez mais positivos para os accionistas da CMH, portanto, a CMH foi distinguida como um modelo na indústria de petróleo e gás. E sob sua gestão, a CMH foi em 2008, considerada a melhor empresa de Moçambique pela KPMG, que teve como indicadores o crescimento do volume de negócios, o crescimento de negócios por trabalhador, rentabilidade, autonomia financeira e liquidez.
Desta feita, a ENH dá as boas vindas ao Dr. Estêvão Tomás Rafael Pale e deseja sucesso nessa nova fase, e que conte com o suporte dos colaboradores da empresa dos seus vários pelouros.