ENH VENCE PRÉMIO INTERNACIONAL NA GESTÃO DA QUALIDADE

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) foi distinguida na última quinta-feira (29/5), em Estocolmo, Suécia, com o prémio diamante nos “Quality Choice Prize 2025”, numa cerimónia realizada no Hotel Scandic Grand Central. 

A distinção é da Sociedade Europeia para Pesquisa da Qualidade (ESQR), que justificou o prémio com a ética e as iniciativas da empresa que demonstram sucesso excepcional na gestão da qualidade, num universo de 49 instituições de 41 países da Europa, Ásia, Américas, África e Austrália que foram seleccionadas para os prémios deste ano.

Falando em representação da PCA, o Assessor Tavares Martinho dedicou o prémio a todos os profissionais da ENH, principalmente à equipa da Unidade de Saúde, Segurança, Ambiente e Qualidade (USSAQ), e disse que a distinção representa muito mais do que um troféu ou um reconhecimento público.

“Esta conquista simboliza o compromisso diário da nossa equipa com a excelência e responsabilidade por forma a obter-se a melhoria contínua nos nossos processos”, afirmou, acrescentando que “a qualidade é um caminho constante, um compromisso com processos bem definidos, com a escuta activa dos nossos clientes e parceiros, e com a busca incessante por inovação, eficiência e transparência”.  

Por sua vez, o Chefe da USSAQ, Agi Tauacale, afirmou que a distinção demonstra o compromisso da ENH em adoptar políticas e procedimentos na área da qualidade, desde os serviços prestados e a conformidade dos fornecedores.

“É por isso que temos vindo a renovar regularmente as nossas certificações atribuídas pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), entre as quais a norma de referência ISO 9001, sobre Sistema de Gestão da Qualidade”, referiu Tauacale.

Refira-se que a Sociedade Europeia para Pesquisa da Qualidade, com sede em Lausanne, Suíça, lida com questões estratégicas em gestão da qualidade e promove a cultura da qualidade e a melhoria contínua da qualidade por meio de suas convenções anuais, que servem como um fórum global para o aperfeiçoamento de técnicas de gestão da qualidade e proporcionam uma excelente oportunidade de networking para os participantes.