ENH REFORÇA CAPACIDADE DO INSTITUTO DE PESQUISA DA HISTÓRIA DA LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL 

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) reforçou a capacidade do Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional (IPHLLN), por meio de uma doação de equipamento informático, entregue no 2 de Fevereiro, em Maputo.

A doação é resposta a uma solicitação acolhida pela ENH, há alguns anos, e é composta por cinco computadores, duas máquinas de scanner, dois projectores e um servidor de sistemas, avaliados em 914 mil meticais. Este gesto reflecte o compromisso da ENH para com o país e com a Responsabilidade Social e Corporativa (RSC). 

O acto da entrega foi dirigido pela Directora de Estratégia e Comunicação, Mayisha Mangueira, que enfatizou a importância desta iniciativa, enquadrada no desejo da ENH de apoiar os objectivos do IPHLLN em aprofundar a pesquisa e o conhecimento da história nacional. 

“Com esta oferta, a ENH espera dar o seu contributo para que este Instituto possa aprofundar a pesquisa e o conhecimento da nossa história como Nação e, consequentemente, dar mais luz a esta componente que faz parte da nossa identidade”.

Disse ainda que, com o equipamento, espera-se aumentar a produção de conteúdos que informam os moçambicanos sobre as circunstâncias, os momentos e as estórias de vida daqueles que compuseram o percurso da história de Moçambique que hoje conhecemos.

Por seu turno, o Director-Geral do IPHLLN, Bernardo Nakatembo, expressou profundo agradecimento pela doação. Destacou a transformação que o equipamento trará para as operações do Instituto, possibilitando pesquisas de alta qualidade sobre a história de libertação do país.  

“Com esta oferta, a ENH está a demostrar um sinal de que, de facto, reconhece o papel do Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional na valorização daqueles que foram os nossos heróis da história libertária deste país, uma história que nos faz ser o que hoje somos”, disse. 

Igualmente presentes na cerimónia, Calisto Baquete, Director-geral-Adjunto, e Alcina Miringue, Directora de Pesquisa do IPHLLN, expressaram sentimento de gratidão pelas novas e melhores condições de trabalho a resultarem do equipamento doado pela ENH. 

Além da Directora de Estratégia e Comunicação, a ENH esteve representada pelo Chefe do Departamento de  Sistemas e Aplicações, Nuri M´tumuke, e colaboradores da Direcção de Estratégia e Comunicação, nomeadamente Eunice Ferreira, Japone Agostinho e Mário Vasco.

Refira-se que o IPHLLN é uma instituição voltada à pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional, da Defesa da Soberania e da Democracia, bem como à valorização do papel do combatente, como depositário de valores da unidade nacional e do patriotismo, para que continue a participar activamente no processo da consolidação da paz, aprofundamento da democracia, promoção da educação cívica e patriótica para o progresso do país, sendo tutelado pelo Ministério dos Combatentes (MICO).