Inhassoro (Inhambane), 1 de Abril de 2022 – A população da Vila de Inhassoro, na província de Inhambane, passou a ter maior acesso à água potável, com a entrega, na passada Segunda-feira, do novo Sistema Público de Abastecimento de Água, construído com o apoio da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).
O sistema de água foi inaugurado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e deverá abranger um universo de 14.650 pessoas, correspondendo a aproximadamente 70 por cento do total da população da Vila de Inhassoro, actualmente estimada em cerca de 21.000 pessoas.
Falando na ocasião, o Presidente da República considerou que: “Com água, nós temos o direito à vida” referindo-se particularmente aos benefícios do Falando na ocasião, o Presidente da República considerou que: “Com água, nós temos o direito à vida” referindo-se particularmente aos benefícios do acesso à água potável e limpa para a saúde. O Estadista Moçambicano referiu ainda que o sistema de água inaugurado providenciará maior qualidade de vida e capacidade de produtividade para a população, indicando: “Com esta água que acabam de receber hoje, vocês estão em condições de poupar as distâncias que faziam e também o esforço de carregar água por longas distâncias, de ganhar o tempo e a força de fazer mais coisas, sobretudo para produzir”.
A nova rede de distribuição de água será expandida, de modo a abranger 90 por cento da população, até 2030.
De referir que, antes da construção desta infraestrutura, as únicas fontes de abastecimento de água existentes eram privadas e um número considerável encontrava-se inoperacional.
O Sistema de Abastecimento de Água está orçado em cerca de 280 milhões de meticais, desembolsados pela ENH e a Sasol.