ENH E MILLENNIUM BIM UNEM ESFORÇOS PARA FORTALECER A PARTICIPAÇÃO DAS PMES NA INDÚSTRIA

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e o Millennium Bim firmaram hoje, em Maputo, um Memorando de Entendimento (MdE), com o objectivo de capacitar e fortalecer as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) moçambicanas para que possam participar de forma efectiva na indústria petrolífera.

O MdE foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ENH, Estêvão Pale, e pelo Presidente da Comissão Executiva (PCE) do Millennium Bim, João Manuel Rodrigues Tomé Cunha Martins, num acto testemunhado por membros do Conselho de Administração das duas empresas e a Wendy Teleki, Chefe do Secretariado da Women Entrepreneurs Finance Initiative (We-Fi/AFAWA).

Fruto deste MdE, as PMEs moçambicanas de todo o país poderão ter acesso à assistência financeira do Millennium Bim, bem como aos produtos desta instituição bancária a título preferencial.

Falando na ocasião, o PCA da ENH disse “a parceria entre a ENH e Millennium Bim possibilitará o desenvolvimento de oportunidades e condições favoráveis para que as PMEs possam oferecer serviços de qualidade e contribuir activamente para o crescimento sustentável da indústria petrolífera em Moçambique”.

Enquanto isso, o PCE do Millennium Bim, João Manuel Rodrigues Tomé Cunha Martins, destacou a facilitação de crédito que o banco oferecerá às PMEs. “O objectivo é proporcionar produtos financeiros com taxas de juros preferenciais, prazos bancários e linhas de crédito mais flexíveis, possibilitando que essas empresas se destaquem no sector petrolífero”, disse Martins.O MdE surge na sequência do Programa Linkar, uma iniciativa do Governo Moçambicano implementada pela ENH e que visa capacitar as empresas nacionais para participarem com robustez na indústria de petróleo e gás. O Programa prevê oferecer capacitação, assistência técnica, apoio institucional, certificação e padronização de processos, além de identificar oportunidades de ligações empresariais e firmar contratos para a prestação de serviços à indústria.

Para a sua materialização, o Linkar conta com o apoio da We-Fi/AFAWA, uma iniciativa do Banco Mundial voltada para o empoderamento das mulheres, especialmente nos países africanos. Wendy Teleki, Chefe do Secretariado da We-Fi/AFAWA, ressaltou que a sua organização apoia o Linkar, porque está alinhado à visão do empoderamento das mulheres e incremento das capacidades do sector privado para atender às demandas da indústria de petróleo e gás.

O MdE ora assinado é valido por um ano, que poderá ser prorrogado dependendo das necessidades do mercado, uma vez que o Programa LINKAR foi concebido para fortalecer o conteúdo local e igualmente garantir sua sustentabilidade.