ENH E A POLITÉCNICA JUNTAM ESFORÇOS PARA DESENVOLVER O SECTOR PETROLÍFERO

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) está a intensificar esforços para fortalecer o sector de petróleo e gás em Moçambique, firmando parcerias estratégicas com instituições de ensino. É neste contexto que o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ENH, Estêvão Pale, e o Reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, assinaram recentemente, em Maputo, um Memorando de Entendimento (MoU).

Durante a cerimónia, Estêvão Pale enfatizou a importância desta colaboração. “Este memorando permite o início de uma colaboração a longo prazo entre as nossas instituições. Queremos unir esforços de forma recíproca, tanto em termos científicos quanto profissionais e organizacionais.

O sector de petróleo e gás é muito complexo e precisamos de parcerias com instituições como A Politécnica para desenvolver o sector e atingir patamares superiores para o desenvolvimento do país”, afirmou Pale, ressaltando que, nesta primeira fase, a colaboração focará no conhecimento mútuo, explorando o que cada parte pode oferecer.

Narciso Matos, Reitor da Universidade Politécnica, também destacou a importância da parceria. “A ENH é um dos principais actores de desenvolvimento em Moçambique na área de petróleo e gás, é um parceiro incontornável, pelo que a A Politécnica está interessada em ser parte deste processo, contribuindo na formação, pesquisa e desenvolvimento, para que o país possa colher os benefícios. O petróleo e gás podem ser uma maldição, mas o conhecimento é a chave para transformar esse recurso em uma bênção”, declarou Matos.

Matos acrescentou que espera que a ENH encontre na A Politécnica um centro de formação para os seus quadros, especialmente em gestão e negócios. “Acreditamos que a ENH encontrará nos graduados da A Politécnica potenciais colaboradores, quer como futuros funcionários da empresa, quer como pesquisadores na cadeia de valor do petróleo e gás. Esta parceria é essencial para alinhar as necessidades da ENH com os cursos oferecidos pela nossa instituição”, afirmou.

No âmbito deste MoU, a Politécnica utilizará o Instituto Superior de Altos Estudos e Negócios (ISAEN), sua unidade especializada em programas de Mestrado e Doutoramento. Com esta parceria, a ENH demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a capacitação dos seus recursos humanos. A colaboração com a Universidade Politécnica visa não apenas melhorar a formação dos seus quadros, mas também garantir que o sector de petróleo e gás contribua significativamente para o desenvolvimento do país.