
A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) conquistou a primeira posição das 100 Melhores Empresas de Moçambique, de acordo com o estudo publicado pela KPMG – XXVI Edição 2024.
O relatório, que seguiu uma metodologia técnica e analítica de diversos critérios de desempenho financeiro e operacional, destacou as empresas que se sobressaíram mais no ambiente de negócios nacional.
A ENH lidera com 467 pontos, evidenciando-se pelo crescimento do volume de negócios e rentabilidade do volume de negócios e de capitais próprios.
O ranking também destaca a presença de outras empresas do sector de energia, dos sectores industrial, financeiro e de transportes, demonstrando a diversidade do mercado moçambicano. Entre os principais indicadores avaliados estão o crescimento do volume de negócios, liquidez geral, rentabilidade e valor acrescentado.
A presença de empresas do sector energético, como ENH, demonstra a importância da indústria extractiva na dinamização da economia nacional.
A ENH é a entidade do Estado moçambicano responsável pela pesquisa, prospecção, produção e comercialização de produtos petrolíferos.