
A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) conquistou duas medalhas no torneio organizado pelo Banco de Moçambique, em celebração dos seus 50 anos. Trata-se de ouro, ganho pela equipa masculina de futsal, e bronze, conquistado pela equipa feminina de basquetebol.
A equipa de futsal venceu o Millennium Bim por 2-0, na final disputada no dia 24 de Maio, no pavilhão do Iquebal, na cidade de Maputo, enquanto a equipa de basquetebol venceu a sua congénere do BCI por 44-35, no jogo de atribuição do terceiro lugar realizado no dia 31 de Maio, no pavilhão da Universidade Politécnica.
O percurso da equipa masculina de futsal começou com uma vitória sobre o Letshego por 3-2, seguida de triunfos diante do BCX (8-1), Bayport (7-0), Acces Bank (2-1) e Nedbank (5-2) na última jornada. O único resultado negativo na fase de grupos foi uma derrota por 1-3 diante do My Bucks, equipa que ficou em primeiro, mas em igualdade pontual com a ENH (15 pontos).
Nos quartos-de-final, a ENH defrontou o Moza Banco e ganhou por 3-2 nas penalidades, após igualdade a uma bola. Nas meias-finais, os “hidrocarbonetos” voltaram a jogar com o My Bucks e, desta vez, levaram a melhor, vencendo o encontro por 2-1 e carimbando o passaporte para a final que acabou ganhando.
Já a caminhada da equipa feminina de basquetebol foi marcada por altos e baixos. Na primeira jornada venceu o First Capital Bank por 54-33, mas na segunda viria a perder com o Access Bank por 36-33. Na terceira ganhou ao Banco de Moçambique por 43-22, entretanto na quarta e quinta jornadas averbou derrotas diante do BCI (31-38) e Autoridade Tributária (34-36). Na última jornada, a ENH cilindrou o Ned Bank por 81-28, terminando a fase de grupos em quarto lugar, com nove pontos.
Nos quartos-de-final, a ENH defrontou o Banco de Moçambique, que terminou a fase de grupos em quinto lugar, e ganhou por 36-29, garantindo passagem às meias-finais, onde perdeu com o Millennium Bim por 32-19.
As duas conquistas no torneio alusivo aos 50 anos do Banco de Moçambique reforçam o estatuto da empresa como potência no desporto no trabalho, com medalhas atrás de medalhas, tanto em masculinos como em femininos.
Refira-se que, ainda este ano, a equipa feminina de basquetebol ganhou ouro no Torneio Internacional Timba, depois de ter conquistado também ouro no Torneio da Função Pública e bronze na Liga Metical, no ano passado.