A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) ofereceu no dia 8 de Março, em celebração do Dia Internacional da Mulher, kits de auto-emprego na área da culinária a mulheres jovens de Cabo Delgado, no quadro do empoderamento desta camada social.
Ao todo, foram oferecidos dois kits de auto-emprego a igual número de raparigas, sendo que cada um é composto por um fogão misto, botija de gás completa, congelador, panelas, formas, colheres de pau, batedeira profissional, mesa plástica e cadeiras de madeira, copos, talheres, pratos, tigelas, bacias plásticas, facas de cozinha e roupa de trabalho, além de produtos alimentares como arroz, farinha de milho, trigo, óleo, açúcar, ovos, cebola e amendoim, com os quais vão iniciar imediatamente negócios.
Em representação da empresa, o Delegado da ENH em Cabo Delgado, Juma Momade, disse na ocasião que cada kit representava mais do que simples objectos. “Eles são símbolos de oportunidade, de dignidade e de esperança para as raparigas e mulheres. São uma forma de apoio e incentivo ao empreendedorismo feminino”, expressou-se.
Momade manifestou desejo de que os kits sirvam como um impulso para que as mulheres de Cabo Delgado possam ir atrás dos seus sonhos, construir seus próprios negócios e contribuir para o crescimento e desenvolvimento de suas comunidades e de Moçambique como um todo.
As beneficiárias dos kits foram seleccionadas através de um concurso público lançado para o efeito.
Esta oferta enquadra-se nas acções de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da ENH e a sua materialização resulta da parceria com o Instituto Nacional de Emprego (INEP), entidade que desenhou o projecto e vai garantir a sua materialização.
A RSC é uma das áreas prioritárias da ENH, através da qual pretende gerar impactos directos positivos e sustentáveis, adquiridos com os ganhos da sua participação na indústria de petróleo e gás para a evolução e prosperidade de Moçambique.