ENH APOIA CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE MOCÍMBOA DA PRAIA

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) apoiou a realização do Campeonato Municipal de Futebol 11 no município de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado. O evento, que decorreu de 7 de Setembro a 8 de Dezembro, reuniu 16 clubes locais e representou um marco na revitalização do desporto e potencialização dos jovens e seus talentos nesta região.

Com duração de três meses, o campeonato foi uma oportunidade para a coesão social e o fortalecimento comunitário. “Este campeonato justifica a fortaleza do nosso regresso ao distrito. Ele simboliza convivência, coesão social e a vontade dos nossos jovens de trilhar caminhos positivos por meio do desporto”, destacou Sérgio Cipriano, Administrador de Mocímboa da Praia.

Com 400 atletas envolvidos e uma média de 2 a 3 mil espectadores por partida, o evento não só mobilizou a comunidade local, mas também atraiu visitantes dos distritos vizinhos, demonstrando o poder transformador do desporto. A presença maciça do público reflectiu o desejo de superar os traumas do passado, por conta dos ataques terroristas, e investir em um futuro mais promissor.

Concluído o campeonato, o Arsenal ficou em primeiro lugar, Barcelona de Nanduadua em segundo, Sporting Jr de Nanduadua em terceiro, PSG do Aeroporto em quarto e, finalmente, Benfica em quinto lugar.

Como parte do seu patrocínio, a ENH atribuiu prémios em valores monetários aos cinco primeiros classificados, bem como gratificações às equipas de arbitragem e da arganização, gesto que foi recebido com gratidão pela comunidade.

Para Ansumane Ali, Vereador do Desporto, o impacto da ENH foi decisivo: “Estamos gratos pelo apoio dos nossos parceiros, em particular a ENH, que nos proporcionou os prémios para os cinco primeiros colocados, e queremos no futuro contar com o mesmo apoio”.

Mais do que uma competição, o campeonato representou um renascimento para Mocímboa da Praia, mostrando que o desporto é uma ferramenta poderosa de reconstrução e esperança.

Para o Delegado Regional da ENH em Pemba, Juma Momade, “a ENH tem e deve estar presente nas comunidades, para com elas encontrar soluções que trazem apropriação, maximização de talentos dos recursos humanos locais e, consequentemente, sustentabilidade social e economica. O desporto é uma de muitas ferramentas que despertam o espiríto de equipa, união, competição e superação, e é dentro deste espírito que a empresa pretende promover o tão almejado projecto de um Moçambique melhor para todos”.