ENH APETRECHA ESCOLA EM MOCÍMBOA DA PRAIA COM EQUIPAMENTO INFORMÁTICO

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) ofereceu, no dia 4 de Abril corrente, equipamento informático novo, composto por vinte (20) computadores e uma impressora, à Escola Secundária Januário Pedro, localizada no distrito de Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado.

O equipamento informático, orçado em cerca de 1.2 milhões de meticais, vai apetrechar a biblioteca deste estabelecimento escolar, por sinal o maior do distrito, e poderá contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, com a disponibilização de mais recursos de aprendizagem aos alunos.

Falando na ocasião, o Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, agradeceu e indicou que o gesto da ENH contribuirá para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem e para a reconstrução de Mocímboa da Praia, um distrito onde acções terroristas chegaram a destruir 28 escolas, incluindo a Januário Pedro.

“As nossas palavras são de apelo, dirigidas especialmente aos alunos e professores desta escola, para que assegurem a conservação e preservação deste material informático, para que sirva não apenas aos que aqui estão, mas também aos que virão nos próximos anos”, expressou ainda.

A ENH foi representada na cerimónia pelo Administrador Abdul Náfio, que disse que a oferta simboliza o compromisso da empresa para com a província de Cabo Delgado, sobretudo com a formação da juventude, em particular a do distrito de Mocímboa da Praia.

“A nossa aposta na educação é parte da nossa missão de reduzir as limitações que condicionam o desenvolvimento das comunidades, incluindo o terrorismo, e de expandir as oportunidades dos jovens de Mocímboa da Praia a terem as ferramentas necessárias e confiança para serem construtores do seu próprio futuro, das suas famílias e comunidades de forma sustentável”, explicou.

Náfio disse esperar que o gesto da ENH inspire todos os moçambicanos a fazerem a serem mais conscientes do seu papel na construção do país.

O Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Cabo Delgado, Ivaldo Quincardete, também agradeceu à ENH por, mais uma vez, apoiar o sector. Disse que os meios informáticos alocados à Escola Secundária Januário Pedro terão um impacto muito importante porque uma das prioridades do Governo é estimular o gosto pelas ciências naturais, tecnologias, engenharias e matemática.

“Queremos que os nossos alunos, as nossas alunas em particular, apostem mais nestas áreas. Sigam, no pré-universitário, as áreas de ciências naturais, para poderem ser engenheiras de construção civil, mecânicas, de informática, electrónicas, arquitectas; que sejam médicas, agrónomas, biólogas, porque o nosso país precisa desses profissionais para o desenvolvimento”, apelou Quincardete.

Por sua vez, a directora da escola, Armanda Jaime, disse que o apoio da ENH acontece num momento em que a escola necessitava deste equipamento, pois tudo o que dispunha no passado foi destruído pelas acções dos terroristas.

Garantiu que, doravante, os alunos não apenas terão as aulas das Tecnologias de Informação e Comunicação de forma teórica, mas também poderão ter aulas práticas para o aperfeiçoamento e aquisição de competências básicas do uso das mesmas na óptica do utilizador.

“Queremos reconhecer este acto simbólico, pedindo que, do mesmo jeito que a ENH apoiou a nossa escola, continue prestando apoio a outras instituições, quer dentro quer fora da província, independentemente do desastre que tiver ocorrido”, solicitou.

Refira-se que a oferta do equipamento informático à Escola Secundária Januário Pedro se enquadra na Responsabilidade Social e Corporativa (RSC) da ENH e Afiliadas, através da qual a empresa pretende gerar impactos directos positivos e sustentáveis nas comunidades, sendo uma das áreas prioritárias a educação.