EMPOSSADA NOVA PCA DA ENH

O Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, conferiu posse hoje (19) à nova Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Ludovina Bernardo, que foi nomeada para o cargo semana passada pelo Conselho de Ministros.

Na ocasião, Maleiane deixou várias recomendações, considerando os desafios associados ao desenvolvimento de projectos de hidrocarbonetos em curso em Moçambique, que, segundo ele, exigem acções audazes e, ao mesmo tempo, comedidas e alinhadas aos objectivos de desenvolvimento socioecónomico do país.

“Recomendamos que a empossada, juntamente com a sua equipa de trabalho, desenvolva acções que permitam que esta empresa pública continue a consolidar as suas ferramentas tecnológicas e institucionais para cimentar a sua robustez e competitividade no mercado nacional e internacional”, indicou.

O Primeiro-ministro disse ainda que o Governo espera que a ENH continue a adoptar medidas e acções arrojadas que assegurem, cada vez mais, a sua participação em toda a cadeia de valor dos hidrocarbonetos, nomeadamente na pesquisa, desenvolvimento, produção, comercialização e distribuição de recursos petrolíferos.

Outra recomendação deixada à nova PCA da ENH tem que ver com a gestão da quota do gás destinado ao mercado doméstico. Maleiane expressou o desejo de que a utilização deste recurso continue a fomentar a industrialização do país, assim como se deve assegurar a maximização da monetização do gás e condensado em Moçambique e na região.

Na mesma ocasião, o Primeiro-ministro empossou Amélia Muendane, nomeada PCA dos Aeroportos de Moçambique; e Elisa Zacarias, nova Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique.

Falando à imprensa, a PCA da ENH disse que assume as novas funções com muita responsabilidade e que o primeiro passo será apropriar-se dos processos que estão em curso, principalmente sobre a participação do Estado nos projectos de hidrocarbonetos no país.

“Vamos transformar as recomendações deixadas pelo Primeiro-Ministro em planos de acções concretos, para que efectivamente possamos cumprir as atribuições e competência pelas quais juramos servir”, prometeu.

Refira-se que Ludovina Bernardo assume as novas funções em substituição de Estêvão Pale, que cumpriu um mandato de quatro anos, desde Fevereiro de 2020.