CORAL SUL FLNG JÁ EFECTOU 28 CARREGAMENTOS DE LNG E CINCO DE CONDENSADO

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, anunciou, ontem, em Maputo, que o empreendimento Coral Sul FLNG já efectou 28 carregamentos de Gás Natural Liquefeito (GNL) e cinco de condessado, desde o início das operações comerciais, em Novembro do ano passado.

O facto foi anunciado durante a abertura da 8ª Cimeira & Exposição de Gás & Energia (MGES), que arrancou ontem e termina hoje, na capital moçambicana, e que é co-organizada pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), em nome do Ministério de Recursos Minerais e Energia (MIREME), e pela DMGevents.

Na ocasião, o timoneiro do sector energético destacou o excelente desempenho da plataforma, ancorado em águas ultra-profundas, na bacia do Rovuma, em produção desde Novembro de 2022, onde a ENH é parceiro com 10% de participação.

“Coral Sul, o projecto de exploração de Gás Natural Liquefeito (GNL), na Bacia de Rovuma, já efectou o 28º carregamento de GNL e cinco de condessado, tendo como destino o mercado europeu e asiático, o empreendimento, acaba de atingir 90 por cento da sua capacidade de produção”, disse o Ministro.  

Falando na mesma ocasião sobre a MGES, Estêvão Pale, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ENH, indicou que o evento “oferece a oportunidade de se aprofundar a partilha de percepções, actualizações e demais informações, a demostração de serviços, tecnologia e equipamentos, assim como a constituição e ou consolidação de parcerias”. Nesse quesito, o PCA enfatizou a importância do evento como uma plataforma vital para discutir estratégias e parcerias que estão a acelerar o desenvolvimento do sector de energia no país.

Enquanto isso, Valige Tauabo, Governador de Cabo Delgado, compartilhou informações essenciais sobre a situação de segurança na província, tendo enfatizado a restauração da segurança e tranquilidade em áreas previamente afectadas por ataques terroristas.

“A situação de segurança e tranquilidade, em Cabo Delgado, está resolvida, graças ao empenho das nossas Forças Armadas e a liderança da Sua Excelência Presidente da República, Filipe Nyusi, e hoje assiste-se um massivo regresso das populações locais”, disse o Governador, convidando os participantes da MGES a visitarem Cabo Delgado e a investirem nessa província com vastas potencialidades.

A 8ª edição da MGES decorre no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, sob o lema “Desenvolvendo do Sistema Integrado de Energia Sustentável de Moçambique” e reúne representantes do Governo, líderes da indústria, dentre eles gestores nacionais e internacionais de empresas de energia e hidrocarbonetos, assim como Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do sector.