No passado dia 1 de Maio, os colaboradores da ENH se fizeram à rua para marchar em celebração do Dia Internacional do Trabalhador. Esta foi a primeira marcha do dia 01 de Maio, desde a interrupção das comemorações em aglomerados em 2020, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia da COVID-19.
Trajados de t-shirts e bonés de cores branca e azul, a condizer com a nova identidade corporativa da Empresa, onde, na parte frontal, vinha estampado o logotipo e, no verso da camisete, mensagens com os valores da empresa, os colaboradores juntaram-se à marcha pacífica, ordeira e animada, com música e sons de apitos à mistura e empunhando dísticos com palavras de ordens, como por exemplo: “Trabalhamos a todo gás para desenvolver Moçambique”.
No decorrer, a Njika ouviu alguns colaboradores que, na sua maioria, foram unânimes em afirmar a relevância do sector e da Empresa no processo de desenvolvimento sócio-económico de Moçambique. A Secretária do Comité Sindical da ENH, Raquel Tatia, disse que “a marcha representa o comprometimento que os colaboradores têm para com o desenvolvimento da empresa e, sobretudo, com o país”.
A seguir a marcha, os colaboradores juntaram-se para, em conjunto, confraternizar pela data. Falando na ocasião, em nome do Conselho de Administração, Zaqueu Sicanso, Director de Recursos Humanos, proferiu um discurso completo, onde sublinhou que, “mesmo em situações de ausência de lucros, a nossa postura não tem sido a de repassar as dificuldades para os demais stakeholders, em particular os trabalhadores. Pelo contrário, procuramos a todo o custo proporcionar melhores condições aos nossos colaboradores, que são o nosso maior valor, na esperança de que, acarinhados, juntos podemos ultrapassar as crises e trazer melhores resultados à empresa e para o País a curto e médio prazos”.
Outro aspecto que mereceu destaque na mensagem do CA e olhar atento dos colaboradores foi o processo de avaliação dos colaboradores. Sobre a matéria, Sicanso referiu-se à realização do processo em 2022 para a avaliação referente ao ano 2021. Este processo, conforme explicou, “tem como finalidade identificar as causas de eventuais deficiências e meios de superação, bem como a identificação dos aspectos positivos do colaborador, a fim de maximizá-los e incentivar o seu potencial crescimento”.
A confraternização por ocasião do 1º de Maio teve lugar no Hotel Afrin, onde foi proporcionado um momento descontraído e de socialização aos colaboradores da ENH e das empresas afiliadas que, vestidos de camisetas estampadas com a bandeira de Moçambique numa manga e o ano de nascimento da ENH na outra, celebraram o Dia Internacional do Trabalhador.