Está tudo a postos para o arranque, hoje, Quarta-feira, da 8ª Cimeira & Exposição de Gás & Energia de Moçambique (MGES), no Centro Internacional de Conferência Joaquim Chissano, na Cidade de Maputo, sob a co-organização da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a DMGevents. O evento terá a duração de dois dias, até amanhã, 28 de Setembro.
A MGES 2023 realizar-se-á sob o lema “Desenvolvendo do Sistema Integrado de Energia Sustentável de Moçambique” e reunirá representantes do Governo, líderes da indústria, dentre eles gestores nacionais e internacionais de empresas de energia, companhias nacionais e internacionais de petróleo, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do ramo, dentre vários, que irão discutir políticas e estratégias de desenvolvimento de projectos, no contexto da transição energética global. O evento servirá também como uma plataforma para a partilha do ponto de situação e das perspectivas dos projectos de Moçambique, bem como para a discussão de matérias relacionadas com aspectos legais e oportunidades de apoio financeiro disponíveis para as empresas em fase inicial.
Dentre os temas a serem abordados na cimeira constam os seguintes: Perspectivas dos Mercados Globais – Atracção de Investimentos para a Próxima Fase dos Projectos de Energia; Oportunidades para Cooperação e Colaboração entre a República do Congo com Moçambique no Sector da Energia; Inovações e Soluções Tecnológicas de Energia: Como as Novas Tecnologias podem Acelerar a Transição de Moçambique para uma Economia de Baixo Carbono; Segurança Energética e Integração da Cadeia de Valor de Petróleo e Gás: Mercados, Projectos e Oportunidades; Segurança Energética: Como O Gás e Energia de Moçambique podem Responder a Procura Global e Interna; Painel de sobre o Financiamento de Projectos: Novas Estruturas e Estratégias Inovadoras de Apoio à Expansão de Projectos de Energia; entre outros.
Além dos painéis de apresentações, debates e reflexões, o evento contará com uma componente de exposição, onde diversas empresas nacionais e estrangeiras irão exibir o vasto leque de produtos e serviços por si prestados ao longo da cadeia de valor da indústria.
De referir que a cerimónia de abertura do evento será dirigida por Sua Excelência o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Dr. Carlos Zacarias, amanhã, Quarta-feira, 27 de Setembro, com início as 9h.