A ENH PARTICIPA NA GASTECH EM DUBAI

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) participou, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), em Setembro último, na Gastech 2021, considerada uma das maiores conferências & exposições sobre a indústria de Gás Natural Liquefeito (LNG), hidrogênio e energia. Na edição deste ano da Gastech, que teve lugar em Dubai, de 21 a 23 de Setembro de 2021, a ENH esteve representada por uma delegação liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, Estêvão Pale, e que incluiu o Administrador Comercial e de Novos Negócios, Pascoal Mocumbi, o Director do Marketing Internacional, Acácio Langa, a Directora de Assessoria Jurídica, Júlia Dias Acácio e o técnico de Comunicação e Marketing, Eugênio Belengueze.

A conferência debateu temas relacionados com a transição energética e sobre os desafios da indústria, reguladores e os usuários associados a mitigação das mudanças climáticas, no âmbito dos compromissos do Acordo de Paris.

Os principais tópicos discutidos no evento foram: descarbonização e gestão de emissões; financiamento e investimento em projectos; como adaptar modelos de negócios em um mundo pós-Covid; fornecedores integrados de energia, dinâmica de oferta e demanda de gás e LNG; o potencial do hidrogênio para desempenhar um papel fundamental durante a transição energética; diversificação da forca de trabalho futura; negociação, contratação e preços; EPC e progresso, actualizações dos projectos e politicas climáticas e o papel do gás.

A Gastech é considerada uma das maiores conferências mundiais de exposição e apoio à indústria de gás, LNG, hidrogênio e energia, a qual tem reunido frequentemente cerca de 15.000 profissionais da indústria global.

Desde a eclosão da pandemia da COVID-19, em finais de 2019, a Gastech 2021 foi a primeira conferência internacional, presencial, de Gás Natural que juntou os principais produtores e compradores de Gás Natural, bem como provedores de diversos equipamentos e serviços. Alguns dos participantes no evento são companhias parceiras da ENH em diversos projectos de gás natural de Moçambique, incluindo a ENI, Total Energies, Vitol, Mitsui, Shell, Technip Energies, entre outros.

O evento ocorreu num contexto energético global caracterizado pelas mudanças climáticas que tem colocado eminente pressão sobre as energias fósseis, no âmbito dos esforços globais de descarbonização. Em contraposição, o hidrogénio tem estado a ganhar espaço no âmbito da transição energética.

A Gastech 2021 teve três dias de conferências estratégicas e sessões técnicas e uma exposição dos líderes da indústria, permitindo que a indústria de gás, LNG, hidrogênio e energia se envolva com os desafios das agendas ambientais, alavancando a tecnologia e novas formas de trabalhar para atender as mudanças impostas pela indústria.

No seu balanço, o PCA da ENH considerou positiva a participação da empresa no evento, especialmente numa altura em que a transição para um futuro de menor intensidade de carbono nas fontes energéticas é inevitável.

“Durante a Conferência foram discutidos assuntos pertinentes relacionados com o rumo do Gás Natural, LNG, bem como o papel do Hidrogénio na era pós-pandemia e a ENH teve uma excelente oportunidade de interagir com vários experts e influenciadores da indústria energética global”, disse Estêvão Pale.

“Pelo exposto, consideramos que a ENH, no seu Plano Estratégico deve incluir a produção de Hidrogênio Verde e Azul, face à transição energética, caracterizada pela necessidade de captura de CO², que se avizinha como forma de sustentabilidade futura da existência da empresa no período compreendido entre 2025 e 2050”, acrescentou.

A próxima edição da Gastech, a Gastech 2022, terá lugar em Milão, Itália, em Setembro de 2022.