Principais Activos da ENH

A ENH tem como principais activos as participações nos contratos de concessão, das afiliadas nas operações petrolíferas, classificadas como “activos disponíveis para a venda”, nomeadamente, 70% das acções da CMH e 80% das acções da CMG, enquadrados no empreendimento de desenvolvimento integrado dos campos de Pande e Temane, que por sua vez, pesam em 25% de participação nas UJV com a terceiros, incluindo as afiliadas da Sasol, a iGas-CEF e o IFC.

Os activos incluem bens e equipamentos para pesquisa, um centro de processamento de gás natural e todo o complexo associado, e um gasoduto de cerca de 850 Km que liga Pande/Temane à região de Secunda, na África do Sul. Complementa este gasoduto, no âmbito do fornecimento do gás natural para o mercado domestico, infraestruturas e gasodutos para o fornecimento de gás natural às redes de distribuição na Matola e Maputo.

Além destes activos de natureza core, a ENH possui instalações oficinais e armazéns em Vilankulo, a par de um edifício de escritórios e um complexo residencial (complexo bimbi), decorrente da sua implantação histórica nas actividades de pesquisa em Inhambane.

As outras participações da ENH correspondem a vários projectos na fase de desenvolvimento, cuja contabilização e valorização contanto ainda não elaborada. No entanto, das reservas do Rovuma, das quais a ENH detém 15% Área 1 e 10% na Área 4, que serão desenvolvidos através de entidades com fins específicos, nomeadamente sociedades comerciais, a ENH Rovuma Área 1, SA e a ENH FGNL, SA, oferecem um grande potencial de valorização de activos não-correntes em contrapartida da evolução dos capitais próprios.


Na óptica de activos reais, além dos complexos supra em Vilanculos, a ENH contabiliza:

  • Um prédio no complexo Time Square, localizado num lugar prime, onde se localizam os escritórios da ENHSede.
  • Fracções de um edifício no Complexo JAT V, com grande parte delas, arrendados a terceiros em cerca de 70%, e outras reservadas para a ocupação da ENH, decorrente do aumento significativo da força laboral.
  • A pensão Taj Mahal, localizada na cidade de Maputo, que se pretende reestruturar, tendo em vista uma opção de desinvestimento no futuro, em linha com as condições do mercado.