PRIMEIRA-MINISTRA APELA À MAIOR DIVULGAÇÃO DAS ACÇÕES DA ENH

A Primeira-ministra, Benvinda Levi, apela à Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (PM) a divulgar mais as suas acções, para o conhecimento dos moçambicanos. O apelo foi feito este sábado (30.08), em Ricatla, Marracuene, após a visita ao stand da empresa no pavilhão do Sector Empresarial do Estado, no quadro da realização da 60.ª edição da FACIM, sob o lema “Promovendo a Diversificação Económica rumo ao Desenvolvimento Sustentável e Competitivo de Moçambique”.

Na ocasião, a Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ENH, Ludovina Bernardo, apresentou à delegação liderada pela Primeira-ministra a história da empresa, os projectos, perspectivas, bem como a contribuição da empresa para o desenvolvimento do país.

“O nosso apelo é que a ENH divulgue mais as acções que está a realizar para que todos os moçambicanos saibam o que está a acontecer nos projectos de petróleo e gás”, disse Levi.

A PCA da ENH reconheceu o desafio, tendo revelado que a empresa está a desencadear acções neste sentido, à luz da sua Estratégia de Comunicação. Apontou que é neste âmbito que foi realizado um seminário na sexta-feira, ainda da FACIM, cujo tema era “O papel da ENH na cadeia de valor de hidrocarbonetos em Moçambique”.

Tendo como oradores os administradores Nelson Cossa, do Pelouro de Engenharia e Desenvolvimento de Projectos; e Mónica Juvane, de Pesquisa e Produção, o seminário foi uma ocasião para partilhar matérias como o estágio dos projectos de petróleo e gás em curso no país, as iniciativas de conteúdo local e as perspectivas da empresa para que o país tenha mais benefícios dos recursos de que dispõe.

Recentemente, a ENH realizou também um seminário de capacitação a jornalistas sobre a indústria de petróleo e gás, em que foram discutidos conceitos referentes à cadeia de valor, o quadro legal e contratual, oportunidades e perspectivas para o desenvolvimento do sector.

Refira-se que, nesta edição da FACIM que termina no dia 31 de Agosto, a ENH conta também com um stand no pavilhão do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (ENH), onde os visitantes podem conhecer os principais marcos da indústria, os projectos em curso, bem como a cadeia de valor do gás de petróleo liquefeito, mais conhecido como gás de cozinha, cuja produção inicia em breve.