NOVOS MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ENH

Numa cerimónia dirigida pela Presidente do Conselho de Administração do IGEPE, Dra. Ana Isabel Coanai, representante do accionista Estado, tomaram posse hoje posse os novos membros do Conselho de Administração da ENH, designadamente, Eng.º Abdul Náfio, para o cargo de Administrador Executivo, para a área de Engenharia e Projectos, Dr. Fahim Mahomed – Administrador Executivo para a área de Administração e Finanças, Dr. Rudêncio de Rodolfo Novais Morais, para o cargo de Administrador Executivo para área de Pesquisa e Produção. Ausente esteve o Dr. Pascoal Mocumbi, indicado para o cargo de Administrador Executivo para a área Comercial e Novos Negócios, em virtude de ainda se encontrar fora do País, na Singapura onde ocupava as funções de Director Geral Adjunto da Moz LNG 1.

Na ocasião, dirigindo-se especialmente aos administradores cessantes, a PCA do IGEPE, reiterou os agradecimentos pelo contributo prestado por estes, tendo frisado que, pelo facto de terem ainda muito a dar, pela experiência acumulada e capacidades demonstradas, devem se mostrar disponíveis a “continuar a dar o seu contributo” nos diversos desafios que o País no seu todo tem pela frente.

Em resposta, falando pelos administradores cessantes, o Dr. Benjamim Chilengue, sublinhou que trata-se do fim de um mandato e que encaravam isso exactamente pelo significado do termo, e nada mais, tendo acrescentado que compreendiam a necessidade de renovar a equipa e dar um novo alento à este órgão.

UNIÃO É A PALAVRA DE ORDEM

Num segundo momento a Dra. Ana Isabel Coanai, após empossar os novos administradores, dirigindo-se a estes de modo concreto, chamou atenção sobre as responsabilidades que acabavam de ser confiadas, frisando que a ENH constitui hoje uma das empresas que representa a esperança dos moçambicanos, facto que configura o carácter exigente das funções e os desafios existentes.

PCA do IGEPE, discursando na tomada de posse dos novos Administradores da ENH

A PCA do IGEPE instou os novos administradores a promover a união no seio da empresa e a promoção do bom relacionamento, encorajando estes a assumir as suas responsabilidades sem receios, inclusive de cometer erros, desde que estes sejam reconhecidos e corrigidos, dentro de uma postura humilde e em um ambiente são e sereno.

A Dra. Ana Coanai, referiu estar disponível a ajudar no que lhe for solicitada e desejou sucessos aos empossados naquilo que classificou de “nova empreitada” de cada um dos novos administradores.


Conheça um pouco mais dos novos Administradores

Rudêncio Morais

Rudêncio Morais, é cidadão moçambicano, de 33 anos, solteiro e com dois filhos. Possui Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas pela Universidade de Coimbra (UC) – Portugal, Licenciatura em Geologia pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Maputo, Moçambique.

Rudêncio Morais possui mais de 10 (dez) anos de experiência em geologia e mineração e 6 (seis) anos de experiência no sector de petróleo e gás. Ele é docente de Geostatística e Avaliação de Recursos no ISCTEM e de Geologia de Petróleos e Prospecção Petrolífera na UDM, Consultor Credenciado pelo MIREME para elaboração de estudos e projectos geológico-mineiros desde 2016. Escritor nas horas livres e com dois livros publicados “Os Dialetos do Amor e Suturas do Amor”.

Rudêncio Morais esteve como Geólogo de Pesquisa na ENH – Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, E.P, desde 2014, tendo participado em vários estudos de pesquisa desenvolvidos pela ENH. Fez igualmente supervisão de diversos estágios profissionais de estudantes de licenciatura e mestrado. Para além de geólogo alocado ao Pelouro de Pesquisa e Produção, Rudêncio Morais foi Secretário do Comité Sindical da ENH – Sede.

Fahim Mahomed

Fahim Mahomed, é cidadão moçambicano, possui Mestrado em Gestão Estratégica, pelo Open University em Londres, Analista Financeiro (CFA), Especialista em MFC e CCC, e elevados conhecimentos de Engenharia em Informática e Gestão de Empresas.

Fahim Mahomed, iniciou a carreira como Assistente Financeiro e Vendas de Contractos, em 2003 e 2004 na Vodacom, como Analista no Departamento de Operações com o Exterior, em 2009 no Mozabanco, SA.

Fahim Mahomed, em 2012 abraça um outro e novo desafio no sector de energia como gestor de Contratos, na empresa Hidroelectrica de Cahora Bassa, S.A (HCB,S.A), tendo transitado  dessa função para o cargo de Head of Financial Planning, desde  2015, até 2020, com enfoque na gestão do Modelo Financeiro, Financiamentos, Negociações com Instituições Financeira Internacionais e pagamento de empréstimos e gerir a saúde financeira de curto, médio e longo prazo.

Fahim Mahomed

Abdul Náfio, é cidadão moçambicano, possui Mestrado em Economia e Gestão de Petróleo e Gás, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) Licenciatura em Engenharia Civil, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) tem uma formação em Técnico de Procurement e Gestão Patrimonial, em procedimentos de planificação, Execução e Monitoria de Projectos e de Gestão de Projectos.

Abdul Náfio, iniciou a carreira como Consultor para área de construção civil nas Organizações Miami em regime Parcial, igualmente na DALO CONSTRUÇÕES no sector de mediações e orçamentos, bem como Assistente Financeiro e Vendas de Contractos, em 2003 e 2004 na Vodacom, como Analista no Departamento de Operações com o Exterior, em 2009 no Mozabanco, SA.

Abdul Náfio, em 2016 trilha um novo desafio, na indústria extractiva, como Chefe da UGEA, em 2018 passa a fazer assessoria da UGEA subordinado ao PCA da ENH, E.P, em Março assessora o Pelouro de Engenharia e Desenvolvimento de Projectos. Em 2020 é nomeado Administrador Executivo, responsável pelo  PEDP.

Fahim Mahomed

Pascoal Mocumbi, é cidadão moçambicano, de 42 anos, casado e com duas (2) filhas. Graduado da Universidade do Cabo, Africa do Sul, possui, Honors in Marketing, BA Business Science, com ênfase para Economia, Gestão e Pesquisa de Marketing. Iniciou o Mestrado em Business Administration no Gordon Institute of Business Science da Universidade de Pretória na Africa do Sul.

Pascoal Mocumbi, iniciou a carreira na ENH como Técnico de Marketing em 2003, afecto ao Pelouro de Engenharia e Projectos de Desenvolvimento com responsabilidade de desenvolver o mercado de gás natural em Moçambique e promover a imagem institucional. Durante este período concretizou a implementação do projecto de venda de gás natural a EDM para geração de energia eléctrica em Vilankulo, concretizou o projeto-piloto de vendas de gás natural a consumidores comerciais de pequena escala, e o projeto-piloto de distribuição de gás natural a consumidoras residênciais na zona norte da Província de Inhambane, concretamente no Município de Vilankulo, e Distritos de Inhassoro e Govuro.

Pascoal Mocumbi, em 2008, é indicado para estabelecer o Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações Institucionais na ENH. Este período foi notável com o sucesso na solicitação de fundos para capacitação institucional no âmbito das relações bilaterais entre o Reino da Noruega e Moçambique e implementou o Projecto de Capacitação Institucional orçado em US$ 1.691.384 por dois (2) anos. Este projecto capacitação, permitiu actualizar o modelo de governação corporativa da ENH, desenvolver a Estratégia da Empresa e prover a ENH de meios técnicos para a realização das suas actividades.

Até data da sua nomeação a Administrador Executivo, esteve destacado na Mozambique LNG 1, entidade de objecto específico para comercialização e transporte de LNG, sediada em Singapura, no cargo de Director Geral-Adjunto. Foi igualmente Director Comercial e marketing Internacional, na ENH, foi Chefe de Departamento Comercial e Marketing, Chefe do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas entre outras ocupações a nível interno da empresa.