No segmento do Downstream, a ENH actua como Agregador e participa na venda de gás natural e detém uma rede de distribuição de gás natural canalizado, no mercado de Maputo e Marracuene (117 Km) e tenciona participar em consórcios com terceiros em empreendimentos transporte de gás natural ao nível doméstico e transfronteiriço. Na qualidade de Agregador, os produtos são predominantemente vendidos no mercado doméstico e têm em vista a promoção da industrialização do mercado nacional.

Downstream

Negócios no Segmento Downstream

Correntemente, o mercado de gás natural está associado ao desenvolvimento dos campos de Pande e Temane, com reservas estimadas em 5 TCF’s, sendo que grande parte da produção, cerca de 190 MGJ/A é exportada para a África do Sul e cerca de 39 MJG/A, que correspondem ao gás natural comercialmente vendido aos operadores locais.

REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS A NORTE DE INHAMBANE
REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS DE MAPUTO E MARRACUENE

A produção de gás natural em Moçambique iniciou em 1992, a partir num dos furos do jazigo de Pande, designado Pande 7, com a extracção do gás, em pequena escala, para a geração de energia eléctrica, que, numa primeira fase, alimentava a Delegação da ENH em Vilankulo. Posteriormente, esse gás passou a beneficiar outros consumidores, primeiro, em Vilankulo, e, depois, em Inhassoro e Govuro, com a implementação do projecto da Rede de Distribuição de Gás Natural canalizado. Neste momento, a infra-estrutura fornece gás natural a um total de 2.269 consumidores, dentre residenciais, comerciais e industriais. A rede tem uma extensão de cerca de 670 km, incluindo ramais de cerca de 75 km no mar, que levam gás natural para o Arquipélago do Bazaruto.

O Projecto de Distribuição de Gás Natural em Maputo e Marracuene (actualmente na fase operacional – desde 2014), é subdividido em duas fases:

  • Ligações Industriais e Comerciais;
  • Ligações de Gás Natural às Residências.

 

 

Parceiros do Downstream

Parceiros para Bens e Serviços de Logistica