Infra-Estruturas
GAS CITY
Objectivo
- Atracão de Investimento Directo Estrangeiro;
- Desenvolvimento harmonioso, ordeiro e integrado da região;
- Promoção de infraestruturas de suporte para a indústria petrolífera;
- Criação um legado de longo prazo com base no desenvolvimento de infraestruturas;
Características Principais
- Área de Serviços Partilhados
- Área Industrial
- Business Center
- Áreas de Desenvolvimento Agrícola
- Áreas Comunitárias
- Áreas Residenciais
- Áreas Turísticas
- Áreas verdes e de proteção ambiental
- Vias de Comunicação
Fases Subsequentes
- Aprovação pelo Governo
- Marketing promocional
- Atração de Investidores
BASE LOGISTICA DE PEMBA (BLP)
A ENHL formou uma empresa em parceria com os CFM por forma a explorar o negócio da Base Logística, tendo para efeito sido criada a “PCD” (Portos de Cabo Delgado), a qual foi atribuída uma concessão com exclusividade para o fornecimento de serviços de logística num raio de XX que compreende a área que vai do Cabo Afungi até perto de XX.
Com vista a operacionalizar este Projecto, foi conferida uma sub-concessão a uma JV formada entre a ENHL e Orlean Investment, a ENHILS, SA com a seguinte estrutura accionista: ENHL 51% e Orlean Investment 49%. A negociação da taxa da sub-concessão resulta do entendimento do parceiro externo (Orlean Investment) de que a redução da Área da Concessão de 7.808 ha para 1.270 ha, deveria ter o seu reflexo no valor.
- Braço de Acesso ao mar com comprimento de 380m, largura de 10m, profundidade de 12m
- Cais Flutuante/Pontão – Cumprimento: 110m x Largura: 28m x Profundidade: 7m, Capacidade do cais: 10 ton/m2: A Barcaça chogou à Pemba no dia 19 de Outubro de 2019.
- Montagem do Sistema de ancoragem do pontão no fundo do mar
- Montagem da ponte de conexão entre o braço de acesso e o pontão
- Construção de reservatório de água com capacidade de 850.000m3
- Área de logística desenvolvida: 35,000 m²
- Armazém/Escritório: cerca de 2,000 m² concluído.
No âmbito do processo de construção do porto, a BLP já efectuou a compensação de 744 famílias e a construção atingiu alguns progressos assinaláveis, sendo de salientar:
- Barreira de contenção de lamas com capacidade de 200.000m3;
- Cais temporário;
- Teste de estacas;
- Escavação de estrada temporária de acesso ao cais temporário;
- Central de betão e laboratório;
- Montagem da draga.
O progresso da BLP depende de outros factores, dentre os quais, a solução do embróglio com a empresa Muyake , a criação de condições para o financiamento, o qual passa pela apresentação de garantias a CHEC , a aprovação do Estatuto de ZEE para a área do porto, a aprovação conjunta das taxas de utilização pelas tutelas ministeriais, que permitam a negociação com potenciais clientes.
Acampamento de Palma (“ADP”)
O acampamento de Palma (2013) foi construído com base num contrato de arrendamento com a ENI, num investimento próximo dos USD 6 milhões, encontra-se operacional, com obras de melhoria para conformar com as exigências da ENI. As quatro componentes da punch list, apresentados pela Eni foram cumpridas:
- Obtenção de um certificado de electricidade para as instalações;
- Instalação de uma linha eléctrica da EDM;
- Reparação do Sistema de drenagem;