Estrutura Comercial Area 1

A ENH detém nesta concessão, 15% (quinze porcento) do Interesse Participativo, e foram feitas descobertas consideráveis de gás natural, nos depósitos de Golfinho/Atum (certificadas 8,4 tcf), e no complexo Prosperidade (ainda por certificar, contudo, há um potencial de 70 tcf). As actividades de pesquisa estão em curso e prevê-se que sejam declaradas mais descobertas.

Para o desenvolvimento dos depósitos descobertos e declarados comerciais, o Operador, em representação da Concessionária submeteu um PoD para produção e liquefacção de gás natural para exportar para mercados premio predominantemente na Asia. A proposta de desenvolvimento compreende concepção, construção, instalação, propriedade, financiamento, operação, manutenção, uso de poços, instalações e equipamento conexo, na terra e no mar, para produção, processamento, liquefacção, entrega e venda do gás natural dos depósitos existentes na Área 1.

A participação da ENH no empreendimento de Golfinho/Atum corresponderá a uma injecção financeira de USD 2.2 mil milhões de dólares norte americanos. Para o efeito, a ENH esta envolvida no processo de contratação de financiamento da sua participação. 

Não sendo operador, a ENH participa na tomada de decisões sobre as operações petrolíferas, em fórums apropriados, nomeadamente nas reuniões técnicas e de gestão.

Para o exercício do direito neste projecto, foi legalmente constituída uma sociedade anónima detida na totalidade pela ENH. Esta em curso a nomeação dos órgãos sociais e a entrada em funcionamento. Esta sociedade deverá ser a responsável pela assunção dos direitos e obrigações da ENH no consórcio da Área 1, devendo igualmente, ser responsável pelas funções atribuídas à ENH ao abrigo da legislação.

Estrutura Comercial Área 4

Na Área 4 a ENH participa com 10% (dez por cento) de interesse participativo, em conjunto com a Galp (10%), Kogas (10%) e a Eni East Africa (70%). Das descobertas feitas (Coral e complexo Mamba), estima-se que existe um potencial de cerca de 85 tcf de gás natural.

O desenvolvimento destas descobertas deve iniciar com o depósito de Coral, cujo POD aprovado prevê a produção a partir de uma Planta flutuante de liquefacção (FGNL), com uma capacidade de produção que pode atingir 3.4 mtpa de GNL, que foi vendido a BP Poseidon, Ltd. O contrato de compra e venda de GNL foi aprovado pela Concessionária e Governo/MIREME.

Trata-se de um Projecto integrado, na modalidade de tolling, em que as Concessionárias do contrato de concessão, deterão acções numa SPV a constituir, que por sua vez deterá e operará a infra-estrutura (FGNL), mediante o pagamento de uma taxa de serviço. Para além desta SPV, será constituída uma outra SPV para contratar o financiamento para a construção da planta de liquefacção. 

Tal como na Área 1, a participação da ENH deve ser exercida através de uma SPV especial, cujo processo de constituição está concluído atarvés da constituição da ENH FGNL, Lda. O financiamento da sua participação será, com recurso a Project Finance, na proporção de 70% Debt finance e 30% Equity finance, devendo a participação da ENH em relação ao equity finance ser suportada pelas concessionárias “Carry” de forma rateada. 

Quanto aos depósitos do complexo Mamba, a sua futura implementação prevê a construção e operação de 2 (dois) trains de liquefacção em terra, na região de Afungi, Palma – Cabo Delgado, com uma capacidade de produção de cerca de 12 MTPA. Refira-se que deste complexo, fazem parte vários outros depósitos isolados, cuja estratégia de desenvolvimento e o POD, ainda esta por ser elaborado.

Correntemente, a Concessionária da Área 4 detém depósitos de petróleo isolados do depósito de Coral e da Área unitizada (Mamba), que carecem de uma estratégia de desenvolvimento.

Área 4

FLNG Offshore

  • Operador – ExonMobil, ENI
  • Capacidade da Planta – 3.4MTPA
  • Estrutura Comercial e Legal – Concluído
  • Offtaker – BP (100% Capacidade da Planta)
  • FID – 06/2017
  • Indício da Produção – 2023
  • Status / Ponto de SituaçãoPlataforma em Construção (Coreia do Sul)

Mamba Onshore

  • Operador: Mozambique Rovuma Venture (CNPC,EM,ENI)
  • Número de Trains – 2 (7.6/7.6MTPA)
  • Capacidade da Planta – 15.2 MTPA
  • Estrutura Comercial e Legal – Concluído
  • Gás Doméstico – 500mmscfd
  • Offtaker / Marketing (Venda às Afiliadas)
  • FID – Q4 2019
  • Status / Ponto de SituaçãoPreparação do anúncio do FID