A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), em parceria com o Instituto de Bolsas de Estudo (IBE), patrocinou a deslocação de 200 estudantes moçambicanos para a Argélia, numa iniciativa que visa reforçar a formação de quadros nacionais e contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento do sector energético e do país.
O primeiro grupo de bolseiros, composto por 105 jovens estudantes, partiu de Maputo com destino à Argélia no dia 23 de Dezembro, dando início a um percurso académico que representa não apenas uma oportunidade individual, mas um investimento directo no futuro de Moçambique.
A concretização desta acção resulta de uma parceria entre a ENH e o IBE, que permitiu assegurar condições logísticas para o transporte dos estudantes. Na ocasião, a Presidente do Conselho de Administração da ENH, Ludovina Bernardo, reafirmou o compromisso da empresa com a educação, como base para a edificação de um país mais preparado e competitivo.
“Este apoio insere-se nas nossas acções de responsabilidade social e corporativa, e são bolsas que contemplam não só cursos ligados ao sector dos hidrocarbonetos, mas também outras áreas de conhecimento importantes para o desenvolvimento do país”, explicou a PCA.
Por sua vez, a Directora do IBE, Carla Caomba, sublinhou o carácter histórico da iniciativa e o seu impacto estratégico. “É a primeira vez que se freta um avião para transportar estudantes bolseiros moçambicanos, graças ao apoio da ENH! Queremos apelar a outras empresas públicas e privadas para abraçarem esta causa”, destacou.
Visivelmente emocionados e de malas prontas, os estudantes expressaram entusiasmo e sentido de responsabilidade perante a oportunidade que lhes foi concedida, assumindo o compromisso de regressar a Moçambique munidos de conhecimento, competências e vontade de contribuir activamente para o progresso nacional.