ARRANCA PRODUÇÃO DE GPL EM MOÇAMBIQUE

Realizou-se nesta terça-feira, 04 de Novembro, com sucesso, o primeiro carregamento de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), que marca o início da produção desta fonte de energia em Moçambique. 

O acto teve lugar em Temane, distrito de Inhassoro, província de Inhambane, na Fábrica de Processamento Integrado (IPF), construída no âmbito da implementação do Contrato de Partilha de Produção (PSA).

Quando a Fábrica tingir a plena operação, serão produzidas 30 Mil Toneladas de GPL, também conhecido como Gás de Cozinha, para o consumo nacional. A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) vai liderar a operação e comercialização do GPL no Mercado Doméstico.

Presente no acto da operação, o Administrador do Pelouro Comercial e Novos Negócios, Acácio Langa, enalteceu o momento, ao referir que “Este é um marco histórico, porquanto se tratar do início da produção do Gás de Cozinha em Moçambique, que trará impacto social e económico significativo para a sociedade moçambicana.”

Por seu turno, a Administradora do Pelouro de Pesquisa e Produção, Mónica Juvane, celebrou a conquista, indicando que: “A operação foi um sucesso! Depois de anos de construção da planta e horas de ensaios e testes técnicos para o arranque da produção e carregamento. Ultrapassados todos os desafios, conseguimentos fazer o primeiro carregamento de GPL”.

O GPL será distribuído às zonas de consumo através dos Centros Logísticos da Beira, Sofala e da Matola, em Maputo.

Além do GPL, o PSA contempla a produção de cerca de 3.500 barris por dia, de Petróleo Leve e Condensado, Gás Natural que será usado para gerar 450 MegaWatts de Energia Eléctrica na Central Térmica de Temane (CTT), em construção.