ENH CONCLUI AQUISIÇÃO DAS ACÇÕES DA KOGAS NA ENH-KOGAS

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) concluiu no dia 19 de Dezembro a aquisição dos 70 por cento da participação da Kogas Moçambique na ENH-Kogas, passando assim a controlar a totalidade desta sociedade que é responsável pela distribuição de gás natural canalizado na cidade de Maputo e distrito de Marracuene.

O acto é resultado de “longas negociações” entre as duas empresas, iniciadas após a autorização, em Setembro último, pelo Governo, da ENH para adquirir as participações da Kogas Moçambique na sociedade, visando reforçar a posição da empresa no mercado e a massificação do consumo de gás natural canalizado na área da concessão.

Para o efeito, a ENH transferiu, no corrente mês de Dezembro, para Kogas Moçambique, três milhões de dólares, correspondentes à última prestação dos 10 milhões de dólares envolvidos nesta operação. O acordo formalizando essa transferência de participações foi assinado pela Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ENH, Ludovina Bernardo, e o representante da Kogas Moçambique, Minkyu Soh.

Falando na ocasião, Ludovina Bernardo classificou a assinatura deste acordo como um acto de “soberania”, porquanto formaliza a transferência para a ENH de um empreendimento com um “papel extremamente importante para a vida dos moçambicanos”.

“Agradecemos à Kogas pelo seu investimento (no empreendimento) que aplicou para tornar esta empresa no que é hoje”, disse a PCA da ENH, sublinhando que “para nós, isto não é apenas recuperação de acções, mas também uma responsabilidade de manutenção da empresa e continuar o seu mandato de distribuição de gás natural na cidade de Maputo e distrito de Marracuene e expandir para outros pontos de Moçambique”.

Por sua vez, o representante da Kogas Moçambique enalteceu a parceria existente entre a ENH e a Kogas, que tornou possível o desenvolvimento do projecto.

“Continuaremos – a Kogas Moçambique e a ENH – a nossa cooperação na Bacia do Rovuma (onde ambas empresas são concessionárias na Área 4), bem como em outras futuras oportunidades”, disse Minkyu Soh.

A ENH-Kogas, uma sociedade constituída pela companhia Kogas Moçambique e a ENH, é responsável pela distribuição de gás natural canalizado na cidade de Maputo e no distrito de Marracuene, com o contrato de concessão aprovado pelo Conselho de Ministros através do Decreto n.o 30/2013, de 12 de Julho.

A rede foi inaugurada em 2014, abastecendo gás natural a famílias, médios e grandes consumidores, como unidades industriais, estabelecimentos hoteleiros e comerciais, postos de abastecimento de gás natural veicular, totalizando agora cerca de 900 ligações distribuídas por vários bairros de Maputo, como Aeroporto, Coop, Costa do Sol, 25 de Junho, Polana-Caniço, George Dimitrov e Zimpeto.

Volvidos perto de 12 anos após o início das operações, o PCA da ENH-Kogas, Paulino Gregório, considera que o maior legado do empreendimento é ter demonstrado que é possível viabilizar redes de distribuição de gás natural no país, alavancando assim a industrialização.

O projecto permitiu trazer gás natural que é usado para a produção de mais de 100 megawatts de energia eléctrica, contribuindo para uma cada vez maior diversificação da matriz energética, bem como para o fornecimento de um combustível mais competitivo às indústrias locais, com impacto na redução do uso de lenha e carvão, com efeitos positivos para o meio ambiente.

“Trata-se de um projecto que a priori parecia impossível! Moçambique não tinha experiência de instalação gás natural canalizado nas cidades, mas, com a força de vontade e empenho dos vários intervenientes no projecto, foi possível, apesar das dificuldades que, naturalmente, foram surgindo ao longo de um projecto complexo como este”, disse.

“Do ponto de vista operacional, importa sublinhar que ao longo destes anos os parceiros coreanos agiram na empresa essencialmente como accionistas, com toda a parte de operação, manutenção e gestão da infra-estrutura feita por técnicos moçambicanos”, acrescentou Gregório, sublinhando que são esses técnicos que assegurarão a continuação do empreendimento doravante.   

Com esta transferência, o nome da sociedade mudará, passando a chamar-se ENH Distribuição.