Sobre ENH

A ENH, Empresa Nacional de Hidrocarbonetos é a entidade do Estado Moçambicano responsável pela pesquisa, prospecção, produção e comercialização de produtos petrolíferos e representa o Estado nas operações petrolíferas.

Criada em 1981, a ENH tem ajustado a sua estrutura empresarial às necessidades da indústria e do mercado nacional e internacional, afirmando-se como um grupo empresarial com competência para participar em todas as operações petrolíferas e nas respectivas fases das actividades de pesquisa, exploração, produção, refinação, transporte, armazenamento e comercialização de hidrocarbonetos e dos seus derivados, incluindo LNG e GTL dentro e fora do país.

A nossa actuação, como um grupo integrado e através das parcerias que temos estabelecido nos últimos anos, tem-nos permitido garantir a nossa actividade principal, o Upstream, com acções focalizadas na pesquisa, desenvolvimento e produção de Petróleo e Gás com o objectivo principal de aumentar as probabilidades de descoberta na fase de pesquisa e optimizar a recuperação de recursos, na fase de produção. Ao nível do downstream, damos continuidade a cadeia de valores do sector de hidrocarbonetos com o objectivo de diversificar e massificar a utilização de gás em Moçambique.

Missão

Acrescentar valor aos recursos naturais através de participação comercial na pesquisa processamento, transmissão e comercialização do petróleo e gás, bem como no transporte, distribuição e comercialização de hidrocarbonetos de forma sustentável.

Visão

Ser uma Empresa de Petróleo Proeminente e Integrada, operando em Moçambique e no Mercado Internacional. Concorrer para que, em 2021, a importação de combustíveis seja superada pela produção de hidrocarbonetos em Moçambique.

Valores

NOSSOS VALORES

A observância de comportamentos alicerçados nos nossos valores é um compromisso de todos e de cada um dos colaboradores da ENH e que caracterizam toda a empresa perante a comunidade em que se insere.

EQUIPA

Colaboração

Zelamos pelo colectivo, compartilhando os resultados positivos e negativos do trabalho, na perspectiva de obter o melhor das lições aprendidas e buscando sempre um resultado melhor para a ENH, identificando e aproveitando as sinergias existentes e extraindo o melhor de cada um.

Respeito pelo Indivíduo

Os colaboradores são um elemento imprescindível para a prossecução da estratégia, objectivos e metas da ENH, por isso, a empresa está empenhada em proporcionar um ambiente de trabalho limpo, seguro, saudável, diverso e motivador. Todas as práticas, políticas e procedimentos laborais da ENH estão orientados no sentido de impedir a discriminação e o tratamento diferenciado em função da cor, sexo, orientação sexual, religião, estado civil, deficiência física, orientação política ou opiniões de outra natureza, origem étnica ou social. Os colaboradores da ENH devem agir sempre de forma correcta e justa entre si, com os clientes, fornecedores, governo, parceiros, comunidades locais e a sociedade em geral.

Criatividade e Iniciativa

Agregamos valor ao que produzimos, através de nossas ideias e conhecimentos, estimulando a criatividade, espírito de iniciativa e garantindo diferencial competitivo. A ENH estabelece metas e medidas de desempenho quantificáveis, estimulando a tomada de iniciativas, proactividade e adopção de métodos para a sua melhoria contínua.

LIDERANÇA

Determinação

Acreditamos profundamente no que pensamos e realizamos, irradiando energia, sentimentos e percepções, estimulando pessoas a buscarem seu desenvolvimento e alcançarem seus objectivos pessoais e os da ENH.

Excelência

Actuamos com foco na excelência, desenvolvendo actividades que atendam as necessidades do cliente. Zelamos pela qualidade em todas as nossas acções, evitando desperdícios e respeitando o mundo em que vivemos.

STAKEHOLDERS

Transparência e Integridade

Fornecer informações claras e abrangentes sobre actividades, realizações, as políticas e o desempenho do grupo, de forma sistemática e acessível. Actuamos de forma a permitir que todos conheçam exactamente as acções e os resultados da organização. A ENH busca constantemente garantir a transparência e integridade na relação com os clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.

Preservação do Meio

Os colaboradores da ENH devem actuar com responsabilidade em relação ao meio ambiente. A ENH está comprometida em gerir e operar seus activos de uma maneira que proteja e preserve o meio ambiente e seja coerente com todas as leis e regulamentos ambientais

SOCIEDADE

Sustentabilidade

Incentivamos as acções e o comprometimento das pessoas na melhoria dos processos e na aplicação de tecnologias adequadas, visando o desenvolvimento sustentável. Proteger e gerir adequadamente os Recursos Naturais é uma demonstração de responsabilidade e um aspecto essencial à qualidade de vida das comunidades que nos rodeiam e com as quais trabalhamos. A sustentabilidade deve integrar todos os processos de decisão da ENH, de forma a reflectir a todo o momento e em todas as actividades desenvolvidas e filosofia da empresa na sua gestão corrente e estratégica.

Maximização dos Lucros

É objectivo da ENH a criação de valor, suportado na excelência do desempenho profissional, económico, de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.

A estrutura corporativa da empresa comporta um grupo de empresas em que esta participa directa ou indirectamente, individualmente ou com terceiros em várias modalidades de associação empresarial, destacando-se o consórcio incorporado e não incorporados e sociedades anónimas. 

Dentre as afiliadas da ENH, desempenham um papel importante a Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH, SA), na pesquisa e produção de petróleo e gás natural; a Companhia Moçambicana de Gasoduto (CMG, SA) no transporte por gasoduto; a ENH Logística, SA na construção e gestão de bases de logística. Unidades de negócios em Maputo (Taj Mahal), em Inhambane (Devila e Complexo Bimbi), bem como imóveis (JAT5), complementam a participação da empresa na cadeia produtiva.

Estêvão
Pale

Presidente do Conselho de

Administração, PCA

Tânia
Munhequete

Administradora do Pelouro de Engenharia e Projectos de Desenvolvimento

Jahir
Adamo

Administrador do Pelouro de Administração e Finanças

Tavares
Martinho

Administrador do Pelouro de Pesquisa e Produção

Benjamim
Chilenge

Administrador do Pelouro Comercial

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) foi estabelecida pela Lei n.º 3/81, de 3 de Outubro, como Empresa Estatal e na altura com a designação de Secretaria do Estado do Carvão e Hidrocarbonetos. Em 1997, a ENH foi transformada em Empresa Pública através do Decreto n.º 39/97, de 12 de Dezembro.

A História da ENH está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da indústria de hidrocarbonetos em Moçambique e a Empresa foi pioneira na distribuição de gás natural em Moçambique; foi o primeiro operador do Programa Appraisal dos Campos de Pande e Temane (1988/1995); detém uma vasta gama de base de dados geológicos sobre Moçambique; e detém uma equipa de profissionais qualificados, dinâmicos e motivados.

Durante a sua existência, a ENH destaca os seguintes momentos históricos:


Contate-Nos

Av. 25 de Setembro, No. 270
Prédio Time Square Bloco 1
Telefone:+258 21 427 634 Email:info@enh.co.mz
© Copyright 2019 - ENH