Infra-Estruturas

GAS CITY

Objectivo

  • Atracão de Investimento Directo Estrangeiro;
  • Desenvolvimento harmonioso, ordeiro e integrado da região;
  • Promoção de infraestruturas de suporte para a indústria petrolífera;
  • Criação um legado de longo prazo com base no desenvolvimento de infraestruturas;

Características Principais

  • Área de Serviços Partilhados
  • Área Industrial
  • Business Center
  • Áreas de Desenvolvimento Agrícola
  • Áreas Comunitárias
  • Áreas Residenciais
  • Áreas Turísticas
  • Áreas verdes e de proteção ambiental
  • Vias de Comunicação

Fases Subsequentes

  • Aprovação pelo Governo
  • Marketing promocional
  • Atração de Investidores

BASE LOGISTICA DE PEMBA (BLP)

A ENHL formou uma empresa em parceria com os CFM por forma a explorar o negócio da Base Logística, tendo para efeito sido criada a “PCD” (Portos de Cabo Delgado), a qual foi atribuída uma concessão com exclusividade para o fornecimento de serviços de logística num raio de XX que compreende a área que vai do Cabo Afungi até perto de XX. 

Com vista a operacionalizar este Projecto, foi conferida uma sub-concessão a uma JV formada entre a ENHL e Orlean Investment, a ENHILS, SA com a seguinte estrutura accionista: ENHL 51% e Orlean Investment 49%. A negociação da taxa da sub-concessão resulta do entendimento do parceiro externo (Orlean Investment) de que a redução da Área da Concessão de 7.808 ha para 1.270 ha, deveria ter o seu reflexo no valor.

  • Braço de Acesso ao mar com comprimento de 380m, largura de 10m, profundidade de 12m
  • Cais Flutuante/Pontão – Cumprimento: 110m x Largura: 28m x Profundidade: 7m, Capacidade do cais: 10 ton/m2: A Barcaça chogou à Pemba no dia 19 de Outubro de 2019.
  • Montagem do Sistema de ancoragem do pontão no fundo do mar
  • Montagem da ponte de conexão entre o braço de acesso e o pontão
  • Construção de reservatório de água com capacidade de 850.000m3
  • Área de logística desenvolvida: 35,000 m²
  • Armazém/Escritório: cerca de 2,000 m² concluído.

No âmbito do processo de construção do porto, a BLP já efectuou a compensação de 744 famílias e a construção atingiu alguns progressos assinaláveis, sendo de salientar:

  • Barreira de contenção de lamas com capacidade de 200.000m3;
  • Cais temporário;
  • Teste de estacas;
  • Escavação de estrada temporária de acesso ao cais temporário;
  • Central de betão e laboratório;
  • Montagem da draga.

O progresso da BLP depende de outros factores, dentre os quais, a solução do embróglio com a empresa Muyake , a criação de condições para o financiamento, o qual passa pela apresentação de garantias a CHEC , a aprovação do Estatuto de ZEE para a área do porto, a aprovação conjunta das taxas  de utilização pelas tutelas ministeriais, que permitam a negociação com potenciais clientes. 

Acampamento de Palma (“ADP”)

O acampamento de Palma (2013)  foi construído com base num contrato de arrendamento com a ENI, num investimento próximo dos USD 6 milhões, encontra-se operacional, com obras de melhoria para conformar com as exigências da ENI. As quatro componentes da punch list, apresentados pela Eni foram cumpridas:

  • Obtenção de um certificado de electricidade para as instalações;
  • Instalação de uma linha eléctrica da EDM;
  • Reparação do Sistema de drenagem;