AFRICA OIL WEEK 2019

O estado de arte do Oil & Gas em África

Moçambique seguido com muito interesse por parte de investidores de todos os cantos do Mundo presente no certame. Os últimos acontecimentos nos projectos de hidrocarbonetos em Moçambique colocam o País nos holofotes mundiais do sector do petróleo e gás. Isso mesmo pudemos constatar a quando da nossa participação na última edição da Africa Oil Week, que decorreu recentemente, entre os dias 4 e 8 de Novembro, na Cidade de Cape Town na África do Sul.

Moçambique surgiu no certame com estatuto de estrela, a nova locação mundial do ouro negro, neste caso do gás natural, do mundo. Estes atributos desencadearam uma autêntica romaria ao boot da ENH, com investidores dos mais diversos quadrantes e ramos de actividade da cadeia de valor do oil and gas a demandarem encontros, informações sobre o que se está a passar no País no que tange a indústria e sectores correlacionados: Outros tantos, em jeito de antecipação, deixavam ficar os seus track records no ramo na expectativa que tal possa resultar em oportunidades concretas de participarem da consolidação da indústria do oil&gas em Moçambique.

Desdobrando-se em encontros quase que de hora em hora, o PCA, Omar Mithá foi uma figura solícito do evento, não poupando esforços em atender da melhor maneira possíveis os encontros que iam sendo crescentemente solicitados.

A Comunicação social esteve particularmente atenta aos passos da ENH, tendo havido na ocasião um media briefing, com publicações especializadas e de referência no sector, tais como a Bloomberg, Reuters, Financial Times, Upstream, só para citar alguns exemplos Nestas ocasiões o PCA respondeu pormenorizadamente as questões que iam sendo colocadas cujo enfoque principal este nas questões de financiamento e o papel agregador da ENH, e outras questões a volta das perspectivas e oportunidades existentes na sequencia dos FID anunciados e os previstos a breve trecho. Moçambique, através da ENH participou na sessão especial sobre Moçambique; National Showcase, bastante concorrida, no qual o PCA, Omar Mithá, foi eloquente e metódico na apresentação intitulada Mozambique oil and gas overview and business and investment opportunities.

Na ocasião, o PCA percorreu os principais eventos recentes da industria, identificou e esmiuçou as oportunidades emergentes e desafiou aos mais de duas centenas de participantes que enchiam a sala a se posicionarem perante as oportunidades singulares que a industria do petróleo e gás oferece actualmente e continuamente no futuro. Vários representantes de empresas industriais, serviços e tecnologias insistiram nos detalhes o que demonstra que, por um lado, seguiram atentamente e com interesse a informações partilhadas pela ENH e, por outro lado, têm interesse real em se estabelecer em Moçambique, de uma ou de outra forma.

Publicado aos: 28-11-2019