MAPUTO, CAPITAL AFRICANA DO PETRÓLEO E GÁS

6ª Edição da Cimeira de Moçambique sobre o Gás, decorreu entre os dias 13 e 14 de Novembro

Durante dois dias, 13 e Maputo, 11 de Novembro de 2019, Maputo foi a capital africana do Petróleo e Gas, na sequência da realização da 6ª edição do Mozambique Gas Summit, evento que, este ano, teve a honra de ser aberto por Sua Excelência, Filipe Jacinto Nyussi Presidente da República.

A 6ª Moz Gas Summit realizou-se sob tema “ DESENVOLVIMENTO DE INFRAESTRUTURAS DE GÁS PÓS-DFI - DIVERSIFICAÇÃO ECONÓMICA – INDUSTRIALIZAÇÃO”, tendo sido uma conferência que viu nesta edição o seu alcance a crescer a avaliar pela subida de numero de participantes e todo o interesse e atenção que a realização do evento mereceu a nível interno e internacional.

Esta edição da Mozambique Gas Summit contou com números recorde de participantes nacionais e internacionais e com um crescimento substancial de expositores locais que puderam mostrar os seus serviços e produtos no evento a uma panóplia de investidores que irão formar parcerias de sucesso no desenvolvimento dos projectos de gás e LNG no país.

Foram, pelo menos, 993 participantes e 126 expositores de todo o globo, num evento que este ano permitiu que fosse acompanhado a par e passo por muitas mais pessoas de todo o mundo que seguiram o evento através das transmissões televisaras em directo e integrais, pela TVM; e STV, e reportagens de hora em hora pela RM, isto sem contar com os vários outros medias nacionais e internacionais que cobriram o evento gerando uma verdadeira onda mediática em volta do mesmo ampliando ainda mais a dimensão e o conteúdo da conferencia.

No seu discurso de abertura o Presidente da República, Filipe Nyussi, destacou a importância e oportunidade do evento, sublinhando ainda o crescimento que a conferência vem registando, ano após ano.

Filipe Nyussi disse que é com particular interesse que tem vindo a seguir as realizações sucessivas anuais da Conferência do Petróleo e Gás, que segue na sua sexta edição o que, por si só, comprova a pertinência e a sustentabilidade da iniciativa.

O Presidente da República referiu ainda que a sexta edição da Cimeira de Moçambique sobre o Petróleo e Gás acontece num momento crucial do processo de implantação desta industria no nosso país, depois de importantes passos terem sido dados num passado recente que sinalizam a confiança e a vontade dos investidores em prosseguir, no nosso País, com a industrialização do sector de hidrocarbonetos e toda a sua cadeia de valor.

A sexta edição do Moz Gas Summit contou com algumas inovações no conteúdo e forma, como uma app interactiva, discussões práticas em mesa redonda, historias moçambicanas de sucesso na indústria, uma entrevista ao vivo com o PCA Omar Mithá entre outras dinâmicas que permitiram novas oportunidades para debate e networking.

Publicado aos: 28-11-2019