×

Home Sobre Nós

A ENH, Empresa Nacional de Hidrocarbonetos é a entidade do Estado Moçambicano responsável pela pesquisa, prospecção, produção e comercialização de produtos petrolíferos e representa o Estado nas operações petrolíferas.

Criada em 1981, a ENH tem ajustado a sua estrutura empresarial às necessidades da indústria e do mercado nacional e internacional, afirmando-se como um grupo empresarial com competência para participar em todas as operações petrolíferas e nas respectivas fases das actividades de pesquisa, exploração, produção, refinação, transporte, armazenamento e comercialização de hidrocarbonetos e dos seus derivados, incluindo LNG e GTL dentro e fora do país.

A nossa actuação, como um grupo integrado e através das parcerias que temos estabelecido nos últimos anos, tem-nos permitido garantir a nossa actividade principal, o Upstream, com acções focalizadas na pesquisa, desenvolvimento e produção de Petróleo e Gás com o objectivo principal de aumentar as probabilidades de descoberta na fase de pesquisa e optimizar a recuperação de recursos, na fase de produção. Ao nível do downstream, damos continuidade a cadeia de valores do sector de hidrocarbonetos com o objectivo de diversificar e massificar a utilização de gás em Moçambique.


Missão

Acrescentar valor aos recursos naturais através de participação comercial na pesquisa processamento, transmissão e comercialização do petróleo e gás, bem como no transporte, distribuição e comercialização de hidrocarbonetos de forma sustentável.

Visão

Ser uma Empresa de Petróleo Proeminente e Integrada, operando em Moçambique e no Mercado Internacional. Concorrer para que, em 2021, a importação de combustíveis seja superada pela produção de hidrocarbonetos em Moçambique.

Valores e Objectivos


Pineapple O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Omar Mithá, proferiu no passado dia 07, na Universidade Pedagógica, em Maputo, uma aula aberta aos estudantes de Doutoramento em Energia e Meio ambiente, e do Mestrado em Energia e Meio Ambiente, Química de Produtos Naturais e de Licenciatura em Ciências ambientais, Ensino de Química e Ensino de Biologia, da Universidade Pedagógica Maputo (UP-Maputo)...
Ler mais

Conselho de Administração

Pineapple

Omar Mithá

Presidente do Conselho de Administraçaõ, PCA

Biografia

Jahir Adamo

Jahir Adamo

Administrador do Pelouro de Administração e Finanças

Biografia

Tavares Martinho

Tavares Martinho

Administrador do Pelouro de Pesquisa e Produção

Biografia

Tânia Munhequete

Tânia Munhequete

Administradora do Pelouro de Engenharia e Desenvolvimento de Projectos

Biografia

Chilenge

Chilenge Benjamim

Administrador do Pelouro Comercial

Biografia

A nossa história

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) foi estabelecida pela Lei n.º 3/81, de 3 de Outubro, como Empresa Estatal e na altura com a designação de Secretaria do Estado do Carvão e Hidrocarbonetos. Em 1997, a ENH foi transformada em Empresa Pública através do Decreto n.º 39/97, de 12 de Dezembro.

A História da ENH está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da indústria de hidrocarbonetos em Moçambique e a Empresa foi pioneira na distribuição de gás natural em Moçambique; foi o primeiro operador do Programa Appraisal dos Campos de Pande e Temane (1988/1995); detém uma vasta gama de base de dados geológicos sobre Moçambique; e detém uma equipa de profissionais qualificados, dinâmicos e motivados.

Durante a sua existência, a ENH destaca os seguintes momentos históricos:

  • 1981: Criação da ENH como Empresa Estatal e na altura com a designação de Secretaria do Estado do Carvão e Hidrocarbonetos;
  • 1992: Início da exploração e comercialização de gás natural em Moçambique, abrangendo o Norte da Província de Inhambane.
  • 1997: A ENH muda de estatuto, e passa de Empresa Estatal para Empresa Pública através do Decreto n.º 39/97 de 12 de Novembro;
  • 2000: Criação da primeira empresa subsidiária para desenvolver actividades petrolíferas nos campos de gás natural de Pande e Temane (Inhambane): a Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH);
  • 2004: Início da produção comercial de gás natural do projecto de Pande-Temane;