31
Mar

ACÇÕES DA ENH FACE A PANDEMIA DO COVID-19

A ENH como uma empresa cidadã, social e ambientalmente responsável e que pugna pela sustentabilidade em todas as suas formas de actuação, estando atenta e preocupada com os impactos da pandemia do Covid-19, vem tomando todas as medidas possíveis, de prevenção para contribuir no combate ao novo coronavirus no nosso País.

Particularmente, a empresa acata todas as medidas emanadas das autoridades governamentais e de saúde, entendendo a importância de adotar tais medidas para proteger vidas.

Para a ENH o momento actual é de prevenção, cuidado, consciencialização e superação, por isso tomou as medidas que entendeu serem as mais apropriadas e que estão em implementação em toda a extensão da empresa e suas actividades, operações e negócio.

A ENH prossegue as suas actividades, apoiado por um plano de contingência orientado para a prevenção e mitigação dos riscos associados à propagação do COVID-19, de tal sorte que esteja assegurada a continuidade das suas actividades e negócio, ao mesmo tempo que é também assegurado um ambiente de trabalho adequado para os nossos colaboradores.

Assim, a ENH adoptou um conjunto de medidas que são consistentes com as recomendações do Governo, das autoridades de saúde pública nacional e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), designadamente, aquelas podem constituir um contributo nos esforços nacionais e internacionais para mitigar os riscos, assegurando que mantém os colaboradores e parceiros informados, prevenidos e seguros.

Assim tomamos as seguintes principais medidas :

• Implementação de uma campanha interna de consciencialização, prevenção e mitigação, na qual são sistematicamente disseminadas os comportamentos e procedimentos a seguir recomendados pelas autoridades de saúde pública nacionais, Governo e OMS.

Decidimos particularmente, ao nível da prevenção, que tem sido o nosso principal foco:

• Colaboradores que tenham estado em viagem de trabalho ao exterior ou em férias no exterior são obrigados a entrar em quarentena , realizando actividades em regime de home-office;
• Intensificar o uso de meios digitais nos processos de trabalho em detrimento do papel;
• Introduzir o teletrabalho em todas as atividades que podem ser realizadas de forma remota;
• Para aquelas actividades ou áreas em que a presença no local de trabalho é absolutamente indispensável, reduzimos a carga horária por colaborador e introduzimos a alternância de presenças nas nossas instalações por dia;
• Suspendemos todas viagens para o exterior. Em território nacional, mantemos apenas aquelas estritamente necessárias, com todos os cuidados prévios e orientações de comportamentos preventivos e de saúde a adoptar;
• Suspendemos eventos e reuniões presenciais com mais de 10 pessoas e intensificamos as reuniões online;
• Intensificamos as rotinas de limpeza, o atendimento de saúde e as orientações aos colaboradores para que todas as medidas preventivas sejam tomadas.

Estas medidas são sistematicamente avaliadas e revistas em consonância com as informações prestadas pelas autoridades de saúde. Avaliamos diariamente a necessidade de novas medidas, conforme a evolução do quadro de saúde nacional e mundial causado pelo novo coronavírus.

Em consonância com os nossos valores corporativos, especialmente, no que tange aos Stakeholders e Sociedade, reforçamos o nosso compromisso com a transparência e vamos manter nossos colaboradores e parceiros informados sobre as nossas acções no contexto da pandemia do COVID-19.