04
Fev

GOVERNO NOMEOU ESTÊVÃO PALE PARA PCA DA ENH

O Conselho de Ministros, reunido na passada terça-feira, 28 de Janeiro de 2020, na sua 2º sessão ordinária, determinou a cessação de funções do Dr. Omar Mithá como Presidente do Conselho de Administração da ENH e em sua substituição, nomeou o Dr. Estêvão Tomás Rafael Pale.

O Dr. Estêvão Pale, cidadão moçambicano, 65 anos, casado e dois filhos, possui Mestrado em Economia Financeira pela Universidade de Londres, Mestrado em Engenharia de Minas pela Camborne School of Mines e Bacharelado em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique.

Estêvão Pale possui mais de 35 anos de experiência em geologia e mineração e dez anos de experiência no sector de petróleo e gás, dentre várias funções, destaca-se ter sido Director Nacional de Minas no Ministério de Recursos Minerais e Energia por cerca de dez anos, onde, entre muitos desafios, foi responsável por conceber e implementar o projecto de apoio ao desenvolvimento da área geológica e o sector de mineração, financiado pelo Banco Mundial, que facilitou a revisão da estrutura legal e atraiu mais investimentos para o sector.

Até antes da sua nomeção para Presidente do Conselho de Admnistração da ENH, o Dr. Estêvão Pale, vinha exercendo as funções de Director Executivo da CMH – Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos, SA, empresa afiliada da ENH, desde 2005.

E como Director Executivo da CMH, Estêvão Pale foi fundamental para fornecer resultados cada vez mais positivos para os accionistas, tendo a empresa sido distinguida como um modelo na indústria de petróleo e gás.

Foi sob sua gestão, que a CMH foi, em 2008, considerada a melhor empresa de Moçambique pela KPMG, graças ao bom desempenho dos indicadores volume de negócios, crescimento de negócios por trabalhador, rentabilidade, autonomia financeira e liquidez.

A CMH detém 25% de acções da Joint-Venture Pande & Temane, e a Sasol Petroleum Temane detém 70% e a IFC – A Corporação Financeira Internacional, membro do Grupo Banco Mundial, detém 5%. Desta feita, a ENH dá as boas vindas ao Dr. Estêvão Pale e deseja sucesso nessa nova fase, e que conte com o suporte dos colaboradores da empresa dos seus vários pelouros.