Home / Imprensa / Notícias / ENH e EXXONMOBIL apoiam empoderamento da mulher rural na Manhiça

ENH e EXXONMOBIL apoiam empoderamento da mulher rural na Manhiça

ENH e EXXONMOBIL apoiam empoderamento da mulher rural na Manhiça

Maputo, 19 de Junho de 2018 - A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a ExxonMobil ofereceram, em Maio último, diversos insumos agrícolas a camponesas de Pateque, Posto Administrativo de Maluana, distrito da Manhiça, província de Maputo, como forma de promover o empoderamento da mulher rural neste ponto do país.

Trata-se de kits constituídos por uma junta de bois e charrua, uma moto-bomba para um sistema de irrigação, adubos, pás, enxadas, herbicidas, pesticidas entre outros instrumentos avaliados em cerca de 600 mil Meticais, que foram entregues à Associação dos Camponeses do Bloco 4 de Pateque Honwane, que conta com um total de 69 mulheres, entre mães solteiras e viúvas, que desenvolvem as suas actividades numa área de cerca de 26 hectares.

Na ocasião, a Ministra do Género Criança e Acção Social, Cidália Chaúque, saudou a iniciativa do grupo por se ter organizado em associação, uma vez que tal permite a melhor recepção de assistência.

“Quando temos famílias economicamente capazes, reduzimos os índices de casamentos prematuros, reduzimos os índices de desnutrição crónica e aumentamos a capacidade destas famílias poderem ter recursos financeiros”, acrescentou ela.

Concebida pela ENH e pela companhia americana Exxon Mobil, esta iniciativa visa apoiar as camponesas na sua actividade agrícola com vista a melhorar os seus níveis de produção, contribuindo para o seu empoderamento económico.

A Administradora da ENH para o pelouro de Engenharia e Desenvolvimento de Projectos, Tânia Munhequete, disse que esta iniciativa ilustra a preocupação das empresas com o bem-estar social das comunidades moçambicanas e com o empoderamento da rapariga bem como o seu compromisso em apoiar o desenvolvimento social e inclusivo do País.

“Reconhecemos o papel da mulher na família e criando condições para elas produzirem mais e melhor estaremos a promover a economia e a estabilidade que são essenciais para o desenvolvimento”, disse ela.

De referir que a ENH e a Exxon Mobil são parceiros na Área 4 da Bacia do Rovuma, onde a companhia americana adquiriu uma participação indirecta em 2017, através da Eni East Africa. Por outro lado, no âmbito de quinto concurso para atribuição de novas áreas de pesquisa de hidrocarbonetos, a ExxonMobil recebeu os blocos da Bacia de Angoche (A5-B) e do Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D), onde decorrem negociações para a assinatura dos contratos.

  • Currently 0 out of 5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Rating: 0/5 (0 votes cast)

Thank you for rating!

You have already rated this page, you can only rate it once!

Your rating has been changed, thanks for rating!

Log in to rate this page.

  • %ª Edição do MMEC

    %ª Edição do MMEC