Home / Imprensa / Notícias / ENH e CNPC renovam cooperação na área de petróleo

ENH e CNPC renovam cooperação na área de petróleo

Maputo, 19 de Junho de 2018 - A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a Empresa Nacional de Petróleo da China (CNPC) reiteraram o seu compromisso de trabalhar em conjunto para o desenvolvimento da indústria de hidrocarbonetos de Moçambique.

O desejo foi manifestado pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ENH, Omar Mithá, e pelo vice-Presidente da CNPC, Hou Qijun, durante a Reunião do Comité Conjunto de Cooperação das duas empresas, no sector de petróleo e gás, que teve lugar, em Maputo, em Maio último.

Na ocasião, as partes assinaram dois memorandos de entendimento, no âmbito do reforço da sua cooperação, sendo um para a extensão do Acordo de Cooperação e o segundo para a Formação de Técnicos da ENH nas áreas de petróleo e gás.

Na ocasião, o PCA da ENH recordou que a China apoiou Moçambique durante a luta pela libertação do regime colonial português, sendo hoje, importante, traduzir esses laços de irmandade em “relações económicas com benefícios mútuos”.

“Por isso, é importante empreendermos numa plataforma de cooperação, com acções conjuntas que possam trazer benefícios económicos tangíveis para os nossos países. E eu tenho certeza que, com o cometimento das nossas empresas, com a nossa entrega e inteligência, havemos de avançar”, disse Mithá.

Por seu turno, Hou Qijun considerou os memorandos de entendimento assinados como “um futuro promissor” no estreitamento dos laços de cooperação das duas empresas no domínio de petróleo e gás.

“Quero reforçar o nosso compromisso na implementação dos memorandos acordados e com o plano do trabalho”, disse ele, sublinhando que “faremos a nossa parte para que sejam cumpridos os objectivos do acordo de cooperação”.

De referir que a ENH e a CNPC são parceiros na Área 4 da Bacia do Rovuma, onde a empresa chinesa adquiriu uma participação indirecta em 2013, através da Eni East Africa. Entretanto, em Maio de 2016, as duas partes assinaram um acordo válido por dois anos visando estreitar a sua cooperação bilateral no sector de petróleo e gás.

De lá a esta parte, foi constituído o Comité Conjunto de Cooperação entre a ENH e a CNPC e assinados vários memorandos de entendimento, incluindo um visando o desenvolvimento de recursos humanos da ENH, através da implementação de programas de formação.