Home / Pesquisa de Hidrocarbonetos

Pesquisa de Hidrocarbonetos

O elevado potencial de hidrocarbonetos em Moçambique carece ainda de muita actividade de pesquisa e consequente descoberta de novos jazigos de petróleo e gás natural. A actividade de pesquisa de hidrocarbonetos foi definida como uma das áreas estratégicas do sector energético do país, com vista ao investimento em projectos de pesquisa e produção de hidrocarbonetos e também do desenvolvimento da indústria de processamento, reduzindo a elevada importação de combustíveis.

Como forma de responder à estratégia do sector de recursos minerais, a ENH está participando em todos os blocos e áreas de pesquisa de hidrocarbonetos em Moçambique, como braço comercial do Governo.

A ENH actua como parceiro e participa em todos os momentos de pesquisa, produção, desenvolvimento e produção e deve reportar ao Governo sobre o decurso das actividades e seus resultados. Em Moçambique, encontram-se 11 áreas activas na pesquisa de hidrocarbonetos e a ENH detém participações entre 10 a 25%.

Neste momento, a ENH encontra-se num processo agressivo de avaliação das áreas não concessionadas para melhorar o conhecimento do potencial em hidrocarbonetos do país.

Principais Bacias de Moçambique

Bacias Sedimentares de Moçambique

A actividade de pesquisa de hidrocarbonetos concentra-se em zonas de acumulação de rochas sedimentares denominadas Bacias Sedimentares. Em Moçambique existem 6 grandes Bacias Sedimentares:

Áreas de Pesquisa

A ENH participa nas actividades em associação com empresas internacionais como braço comercial do governo de Moçambique.

Ocorrência de Hidrocarbonetos em Moçambique

Indícios de ocorrência hidrocarbonetos em Moçambique têm sido registados desde o início do século XX.