Home / Imprensa / Notícias / Técnicos da ENH formados em LNG pela japonesa JOGMEC

Técnicos da ENH formados em LNG pela japonesa JOGMEC

Técnicos da ENH formados em LNG pela japonesa JOGMEC

Maputo, 15 de Setembro de 2017 - Técnicos da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) participaram recentemente, em Tóquio, numa formação sobre Gás Natural Liquefeito (LNG), que permitiu o seu melhor entendimento sobre esta indústria.

O curso foi ministrado pela Companhia Nacional de Petróleo, Gás e Metais do Japão (JOGMEC) e teve lugar no centro de formação desta entidade, em Tóquio. De Moçambique, além dos três técnicos da ENH, a formação abrangeu também colaboradores do Instituto Nacional de Petróleo (INP).

A formação muniu os participantes de uma visão alargada sobre a cadeia de valor do LNG, incluindo questões básicas relativas à Tecnologia do LNG desde a produção do gás natural, Liquefacção, Transporte, Regaseificação, Mercado de LNG, Preços, Contractos e projectos relacionados com a engenharia do gás natural.

Os colaboradores da ENH consideram que a formação permitiu-lhes aumentar os seus conhecimentos técnicos, de gestão, negócios, engenharia LNG e da indústria do gás natural no geral.

“O curso excedeu as minhas expectativas em termos da qualidade do programa da formação, conhecimentos aprendidos, dos formadores, e das actividades extra-formação como a cultura Japonesa e relacionamento interpessoal”, disse Milton Alfai, técnico do Pelouro Comercial.

Alfai disse, por outro lado, que esta formação permitiu alargar o seu conhecimento sobre a indústria de petróleo e gás, a cadeia de valor e as diversas oportunidades de negócio que a ENH pode aproveitar. “O curso permitiu também a actualização sobre as tendências do mercado de LNG, principalmente a situação actual do mercado de LNG no Japão, com realce para aspectos de procura actual e futura do LNG”, acrescentou.

A mesma opinião é partilhada por Liudmil Portugal, do Pelouro de Pesquisa e Produção, que destacou a importância do curso para a melhoria das suas actividades do dia-a-dia.

“Foi uma excelente oportunidade de formação presencial e combinou as potencialidades do ensino presencial com o e-learning. Acredito que muitos princípios e temas abordados no curso vão determinar as minhas valências em variadíssimas situações do meu dia-a-dia  profissional e pessoal dentro e fora do local de trabalho”, disse ele.

Para Adérito Matevele, também do Pelouro de Pesquisa e Produção, o curso foi importante ao permitir compreender as fases de tratamento do gás natural como os processos usados para a produção de vários derivados deste recurso.

“Para além de aspectos técnicos, as ferramentas usadas durante o curso contribuíram para a compreensão de aspectos de carácter económico, comercial e legal críticos para a viabilidade de um projecto de LNG bem como de gás natural no geral”, sublinhou.

Matevele diz acreditar que, com este tipo de iniciativas, a ENH terá técnicos mais qualificados e capazes de responder aos desafios da indústria de petróleo e gás, contribuindo assim para o crescimento do País.

  • Atualmente 0 de 5 estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Avaliado: 0/5 (0 votos realizados)

Obrigado por avaliar!

Você já avaliou esta página, você só pode avaliar uma vez!

Your rating has been changed, thanks for rating!

Log in to rate this page.

  • %ª Edição do MMEC

    %ª Edição do MMEC