Home / Imprensa / Notícias / ENH e EXXONMOBIL apoiam empoderamento da mulher rural na Manhiça

ENH e EXXONMOBIL apoiam empoderamento da mulher rural na Manhiça

Maputo, 19 de Junho de 2018 - A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a ExxonMobil ofereceram, em Maio último, diversos insumos agrícolas a camponesas de Pateque, Posto Administrativo de Maluana, distrito da Manhiça, província de Maputo, como forma de promover o empoderamento da mulher rural neste ponto do país.

Trata-se de kits constituídos por uma junta de bois e charrua, uma moto-bomba para um sistema de irrigação, adubos, pás, enxadas, herbicidas, pesticidas entre outros instrumentos avaliados em cerca de 600 mil Meticais, que foram entregues à Associação dos Camponeses do Bloco 4 de Pateque Honwane, que conta com um total de 69 mulheres, entre mães solteiras e viúvas, que desenvolvem as suas actividades numa área de cerca de 26 hectares.

Na ocasião, a Ministra do Género Criança e Acção Social, Cidália Chaúque, saudou a iniciativa do grupo por se ter organizado em associação, uma vez que tal permite a melhor recepção de assistência.

“Quando temos famílias economicamente capazes, reduzimos os índices de casamentos prematuros, reduzimos os índices de desnutrição crónica e aumentamos a capacidade destas famílias poderem ter recursos financeiros”, acrescentou ela.

Concebida pela ENH e pela companhia americana Exxon Mobil, esta iniciativa visa apoiar as camponesas na sua actividade agrícola com vista a melhorar os seus níveis de produção, contribuindo para o seu empoderamento económico.

A Administradora da ENH para o pelouro de Engenharia e Desenvolvimento de Projectos, Tânia Munhequete, disse que esta iniciativa ilustra a preocupação das empresas com o bem-estar social das comunidades moçambicanas e com o empoderamento da rapariga bem como o seu compromisso em apoiar o desenvolvimento social e inclusivo do País.

“Reconhecemos o papel da mulher na família e criando condições para elas produzirem mais e melhor estaremos a promover a economia e a estabilidade que são essenciais para o desenvolvimento”, disse ela.

De referir que a ENH e a Exxon Mobil são parceiros na Área 4 da Bacia do Rovuma, onde a companhia americana adquiriu uma participação indirecta em 2017, através da Eni East Africa. Por outro lado, no âmbito de quinto concurso para atribuição de novas áreas de pesquisa de hidrocarbonetos, a ExxonMobil recebeu os blocos da Bacia de Angoche (A5-B) e do Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D), onde decorrem negociações para a assinatura dos contratos.