Home / Imprensa / Notícias / Delegação parlamentar da Zâmbia visita Moçambique

Delegação parlamentar da Zâmbia visita Moçambique

Maputo, 10 de Abril de 2017 –  A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) recebeu, em Maputo, recentemente, uma delegação de parlamentares da Zâmbia que se encontra de visita a Moçambique para colher experiências relacionadas à implementação de políticas de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Constituída por deputados da Comissão dos Assuntos Económicos, de Energia e Trabalho, a delegação parlamentar da Zâmbia foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ENH, Omar Mithá, pelo Administrador da Pesquisa e Produção, Tavares Martinho, e outros quadros da Empresa.

Na sua mensagem de boas vindas, o PCA da ENH fez uma resenha sobre a situação actual de Moçambique, tendo referido que a economia do País está a passar por uma fase de transformações.

“Na área de petróleo e gás, serão feitos muitos investimentos nos próximos anos e esperamos que, com a implementação dos projectos, o sector possa dar uma grande contribuição para a economia do País”, disse o PCA.

Na ocasião, o Director Comercial e Marketing Doméstico/Regional, Acácio Langa, fez uma apresentação sobre o ponto de situação dos projectos de gás natural em Moçambique bem como das perspectivas da indústria para os próximos anos.

Igualmente, Acácio Langa falou da intenção da ENH em contribuir para o aumento da oferta de energia em Moçambique e na região da África Austral, através de projectos a base de gás natural. Segundo referiu, actualmente, Moçambique produz cerca de 370 megawatts de energia a base de gás natural, correspondendo a uma taxa de 14 por cento na matriz energética global.

Por sua vez, o presidente da Comissão parlamentar dos Assuntos Económicos, Energia e Trabalho, Situmbeko Musokotwane, explicou que a visita da sua delegação a Moçambique visa colher experiências sobre o impacto das PPPs na economia do País.

“A semelhança de outros países, a Zâmbia tem o desafio relacionado com o défice de fundos para financiar a economia. Em 2009, aprovámos a lei das PPPs com o objectivo de promover a participação do sector privado para a cobertura desse défice, mas os progressos na implementação da lei têm sido lentos, por isso decidimos visitar alguns países vizinhos para aprender as suas experiências nesta matéria e vermos como podemos melhorar”, explicou Musokotwane.

Com a ENH, em particular, a delegação zambiana pretendia colher experiências sobre como as PPPs podem contribuir para suprir o actual défice energético que o País enfrenta e que se deteriorou nos últimos dois anos com a redução da geração de energia por fontes hídricas devido a factores associados à seca.

A delegação zambiana era constituída por 10 deputados e a sua visita à ENH foi coordenada pela Assembleia da República (AR) de Moçambique.